Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Sespa continua a vacinação contra pólio e sarampo em todo o Estado

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo continua em todo o Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As ações têm como objetivo garantir a cobertura vacinal em áreas de difícil acesso. A meta é imunizar 95% da população paraense menor de 5 anos contra a poliomielite, incluindo a faixa etária de 1 a 6 anos, que também deve ser  vacinada contra o sarampo. A campanha iniciada no dia 13 de agosto recebe o apoio das equipes de Estratégia Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde dos vários municípios.
No Pará foram distribuídas 900 mil doses da vacina contra poliomielite e mais de 1 milhão contra o sarampo, para os 890 postos de saúde. Além disso, há 340 postos volantes, com equipes a bordo de lanchas, para atender as populações mais distantes.
Até o momento foram vacinadas 590.475 crianças contra pólio e 588.556 menores de 6 anos contra o sarampo. Segundo a Coordenação Estadual de Imunização, em 2010 foram registrados três casos de sarampo no Pará, oriundos de fora do país. Dados do Departamento mostram que desde os anos 1980 a poliomielite foi erradicada no Brasil. Para que não ocorram mais casos é importante vacinar, evitando que o vírus volte a circular. A campanha prosseguirá até 16 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde, da capital e do interior.
Contágio e sintomas - A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta paralisia, apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, muitas vezes despercebidos. Os sintomas da paralisia são febre, mal estar, dores musculares, distúrbios gastrointestinais, rigidez na nuca e paralisia súbita, principalmente nos membros inferiores. Ainda não existe tratamento especifico ou medicamento eficaz contra o vírus da poliomielite. Portanto, a única medida eficaz para controlar a doença é a vacinação para as crianças menores de 5 anos.
O sarampo também é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus de natureza grave, altamente contagioso. Com o período de incubação de oito a 14 dias, a transmissão se dá pela secreção expelida da pessoa infectada, por meio de espirro e tosse. Pode ser transmitida de quatro a cinco dias antes do início dos sintomas, e até quatro dias após o aparecimento da doença. Os sintomas mais comuns são febre alta, mal estar, tosse, coriza e conjuntivite. Como também não há tratamento ou medicamento específico, a melhor forma para evitar o sarampo é a vacinação.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...