Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 29, 2011

Alunos paraenses disputam Paraolimpíadas Escolares

De 27 a 31 de agosto, 962 estudantes estarão disputando dez modalidades especiais: futebol de cinco para cegos, futebol de sete, bocha, vôlei sentado, natação, atletismo, goalball, judô, tênis em cadeira de roda e tênis de mesa. O Pará tem uma das maiores delegações e estará disputando medalhas em cinco delas.
A professora Telma Bezerra, chefe da delegação paraense, pontuou que um dos objetivos da paraolimpíada é revelar talentos esportivos no cenário brasileiro, com vistas à formação de equipes para disputar o Parapan 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A delegação paraense foi representada no desfile pelos alunos Felipe Sena, Daniel Amaral e Maria de Jesus Dantas, dos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Ulianópolis. A equipe do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é composta pelos técnicos Kátia Limam, Ângela Amaral, Socorro Coutinho, Lília Faro, Arionaldo Borges, Antônio Sérgio e José Renato. Os profissionais acompanham os competidores em todas as fazes do certame. São eles os responsáveis pelo deslocamento das equipes, pela assiduidade nas provas e pela organização da agenda de treinos e competições.
Um dos coordenadores do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Ramon Pereira de Souza, informou que este ano o número de participantes registrado pela organização foi de 1.592, destes 630 são “staff”, como técnicos e acompanhantes dos competidores. “São Paulo está cada vez mais acessível para recebê-los”, declarou em pronunciamento o secretário municipal da Pessoa com Habilidade Reduzida, Marcos Belizário, ao afirmar que a cidade dá exemplo de cidadania ao sediar uma competição nacional dessa natureza.
Para o vice-presidente do CPB, o paratleta campeão mundial em Atenas e Pequim Mizael Cardoso, as Paraolimpíadas Escolares lançarão bases para a construção do Brasil de amanhã, lançando os expoentes dessas e outras modalidades ao Parapan 2016.
O trabalho desenvolvido pelos professores que atuam junto aos alunos especiais foi destacado no discurso do secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schinnader, que representou o prefeito da capital no evento. Segundo ele, a solenidade de abertura e o público que compareceu em peso ao auditório do Holiday Inn Parque Ibirapuera representavam, antes de tudo, uma festa da vitória sobre as adversidades.
Durante o evento foi lançado, pela Empresa de Correios e Telégrafos de São Paulo, o carimbo alusivo ao Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD). A primeira obliteração foi feita pelo vice-presidente do CPB. A cerimônia foi encerrada com o desfile da tocha olímpica, conduzida pelo tetracampeão de judô Antonio Tenório. O Comitê apresentou o mascote do evento – um robô -, que será batizado após sugestão de nomes pelas delegações participantes.

Izabel Cunha - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...