A Escola Técnica do SUS (Etsus), em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PA), formou a 1ª turma de 45 técnicos em Saúde Bucal (TSB) na área de abrangência da 11ª Regional de Saúde, com sede em Marabá. O curso de TSB beneficiou auxiliares de Saúde Bucal de 15 Secretarias Municipais de Saúde da região, das 22 existentes, pois cinco municípios não liberaram profissionais para o curso.
Participaram profissionais dos municípios de Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí e Dom Eliseu. Com duração de um ano e meio, todos os módulos do curso foram realizados em Marabá, para onde mensalmente os alunos tinham que se dirigir.
A solenidade de formatura aconteceu na tarde do dia 28 de julho, no auditório da Faculdade Metropolitana, em Marabá, contando com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco; do diretor da Etsus, Raimundo Sena, da representante da ABO-PA, Marlene Ribeiro de Oliveira, do diretor da 11ª Regional, Pedro Corrêa, do deputado estadual João Salame, da secretária municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, Viviane Meireles, da gerente pedagógica da Etsus, Izabel Oliveira, além de familiares dos formandos, secretários municipais de Saúde e convidados.
A turma teve como juramentista a concluinte Jamira Freitas Nascimento; e como oradora a formanda Valderene Dourado, que enfatizou o esforço de todos, enfrentando muitas dificuldades ao longo de mais de um ano até chegar a formatura. Ela agradeceu a Deus, aos professores e familiares pelo apoio recebido durante a longa caminhada.
Helio Franco agradeceu à Etsus e ABO-PA pelo empenho em realizar o curso, que é prioridade dentro da Sespa. Disse que fez questão de prestigiar o evento porque conhecimento e formação são fundamentais no SUS. “Não adianta tecnologia avançada sem gente qualificada para trabalhar”, alertou, “formação é o que nós precisamos no Estado”, acrescentou. Aos formandos, Helio Franco frisou a importância da humanização e aletrou que há necessidade de um trabalho integrado. "Na área de saúde, um gesto vale mais do que mil remédios. Precisamos cuidar da saúde bucal, cuidar das pessoas, porque elas percebem quando estamos fazendo as coisas com cuidado e atenção”.
O secretário também lembrou que a saúde bucal precisa estar integrada às demais áreas da saúde, porque muitas doenças bucais podem afetar outras áreas do corpo, como a endocardite bacteriana. "Daí a necessidade de os profissionais trabalharem com respeito e ética a prevenção e promoção da saúde, para conquistarem a credibilidade da população".
O diretor da Etsus, Raimundo Sena, agradeceu à ABO-PA pela parceria e à toda equipe da Etsus, especialmente à gerente pedagógica Izabel Oliveira, pela realização do curso. “É um dia extremamente alegre. Hoje, vocês estão ganhando como profissionais, mas com certeza a população é que está lucrando mais”.
Segundo Sena, por muito tempo a Saúde Bucal foi relegada a segundo plano, mas há dez anos começou a ganhar força e importância no SUS. No Pará, o desafio está na Atenção Primária, que precisa compor equipes completas de Saúde Bucal para oferecer melhor atendimento à população, sendo a falta de TSBs uma das dificuldades enfrentadas. Ele disse que a Etsus tomou para si este desafio, lançando cinco turmas de formação de TSB nos municípios de Marabá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Capanema e Brasil Novo, contribuindo para o avanço da Política de Saúde Bucal no Pará.
A representante da ABO-PA, Marlene de Oliveira, disse aos novos TSBs “que continuem perseverantes na profissão escolhida e na dedicação em se manter atualizados na missão de cuidar, de acolher e proporcionar aos pacientes uma condição melhor de saúde. Que vocês possam ter tranquilidade, organização e responsabilidade para exercer esta nova profissão com muito amor, sempre dentro dos preceitos éticos com os pacientes, colegas e toda a equipe odontológica”.
Marlene fez um agradecimento especial à Etsus na pessoa do seu diretor, Raimundo Sena, “por sua capacidade de trabalho e determinação em promover a qualificação dos profissionais da saúde paraense"; à presidente da ABO-PA, Lucila Pereira, por dividir com ela a responsabilidade de contribuir com esta formação, e ainda à secretária municipal de Saúde de Marabá, Joelma Sarmento, à coordenadora de Saúde Bucal de Marabá, Maria Rosália Brito, e a todos os professores e preceptores do curso.
A cerimônia encerrou com a entrega simbólica dos diplomas aos concluintes pelos componentes da mesa.
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário