A orla do cais de Altamira serviu como sala de aula para os alunos de fotografia das oficinas de mídia popular do projeto "Biizu", que está no município desde o início desta semana disponibilizando oficinas de web, rádio e fotografia. As aulas acontecem no campus IX da Universidade do Estado do Pará (Uepa) até esta sexta-feira, 5.
Os quase 60 alunos que participam das oficinas estão recebendo aulas teóricas e práticas. “Fiquei encantada com o que aprendi durante as aulas. Eu sempre gostei de fotografia, mas não imaginava que tinha tanta técnica e detalhes que fazem com que a foto fique com uma qualidade melhor”, disse a jovem Luana Santos.
Durante as oficinas de rádio, os alunos visitaram uma emissora de Altamira para conhecer, na prática, como funciona a rotina de uma estação. Eles também elaboraram pautas e foram cobrir a movimentação da Operação Xingu Cidadania, que está acontecendo no município desde o último dia 3.
No último dia de aula, os alunos apresentam um projeto final sobre o que aprenderam durante os dias das oficinas. “A ideia é fazer com que durante o curso eles aprendam a interagir com ferramentas sobre as quais o conhecimento que tinham era restrito”, disse a diretora de comunicação popular da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Helena Muller.
As oficinas do Biizu já passaram por vários municípios paraenses e capacitaram centenas de jovens. No final do ano, a Secom pretende promover o “Prêmio Biizu”, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A intenção é premiar os participantes que mais se destacaram ao longo das diversas programações do projeto. O aluno que fizer a melhor fotografia, por exemplo, ganha uma câmera digital e o melhor blog, um notebook.
Bruna Campos – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário