Consultores da empresa espanhola Chias Marketing e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciaram, neste fim de semana, a segunda etapa do levantamento de dados para o novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará. O levantamento foi iniciado em março deste ano e consiste principalmente em um diálogo com os diferentes segmentos que formam o setor de turismo, a exemplo das entidades de classe e órgãos municipais responsáveis por políticas públicas para a área.
Nesta segunda etapa, que teve início no último dia 31 e segue até o dia 14, vão ser contemplados os polos Tapajós, Marajó, Araguaia Tocantins e Xingu. Os dados complementam o levantamento feito nos pólos Belém, Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins nos últimos meses.
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, explica que o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado foi lançado há dez anos e suas diretrizes precisam ser reavaliadas; algumas, inclusive, não chegaram a ser executadas. O novo plano, segundo ele, será lançado ainda neste segundo semestre.
Avaliação - No polo Tapajós vão ser avaliados os municípios de Santarém e a vila de Alter-do-Chão, Belterra, além de Oriximiná e Porto Trombetas. Nesta terça e quarta-feira (dias 5 e 6), a consultoria vai passar por Altamira, no polo Xingu; quinta e sexta-feira (7 a 8), vai estar no polo Marajó, nos municípios de Soure e Salvaterra. Também faz parte do levantamento Ponta de Pedras, no Marajó. Dias 12 e 13, o levantamento será nos municípios de Cametá e Barcarena, vinculados ao polo Araguaia-Tocantins.
A coordenadora da consultoria frente à Chias Marketing, Patrícia Sevilha, reúne-se dia 10 em Belém com a Paratur para avaliação dos resultados da avaliação dos polos turísticos, para que seja dado início ao fechamento dos dados que subsidiarão o plano.
O novo plano, segundo ela, será lançado ainda neste segundo semestre. O resultado será apresentado, antecipadamente, ao Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur), domingo (10), às 15 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
Benigna Soares – Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário