Ver-o-Pará é a denominação escolhida para o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, previsto para ser lançado na primeira semana de outubro pelo governador do Estado, Simão Jatene. A denominação foi apresentada na tarde desta quarta-feira, dia 10, durante reunião ordinária dos membros do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur), que envolve mais de 40 representantes do setor público, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor.
Adenauer Góes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do Fomentur, definiu a nomenclatura como um passo a mais na decisão do trade paraense de dar mais visibilidade à marca Pará, pouco conhecida no mercado turístico nacional e internacional onde a Amazônia tem um apelo comercial maior. Ele lembra que por isso o Estado criou o slogan Pará A Obra-Prima da Amazônia mas que está na hora de dar maior visibilidade ao Pará nesse contexto.
Leia Mais: www.turismoparaense.blogspot.com
(91) 3223-8193 / 8842-8129
A pauta central do encontro do Fomentur, que ocorreu no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur, foi justamente a estratégia adotada pela empresa espanhola Chias Marketing, contratada pela Paratur, para atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará, lançado há mais de dez anos. A atualização foi iniciada pelas consultoras da empresa, Patrícia Servilha e Anete Ferreira, no início deste ano. Agora elas apontam ações emergenciais necessárias para o Plano, que está com a parte de diagnóstico em fase de conclusão, tendo em vista que Paratur e consultoria percorreram os seis pólos turísticos ouvindo as demandas dos principais agentes envolvidos na cadeia produtiva do turismo, entrevistando, aplicando questionários de pesquisa, entre outras ações.
Além de ouvir os segmentos turísticos a Chias Marketing também adotou como estratégia a aplicação de pesquisas de demanda turística, para que os visitantes pudessem avaliar o Pará e seus produtos. Outra pesquisa está sendo aplicada com apoio da Paratur junto aos agentes de viagens e operadores que comercializam o Pará nos mercados nacionais e internacionais.
Patrícia Sevilha explica que é o resultado desse diagnóstico que vai dá as diretrizes do novo plano e definir as prioridades para o turismo.
Entre os participantes da assembleia do Fomentur estava o secretário de Ciência e Tecnologia, Alex Fiuza de Melo, para quem a união de esforços entre o poder público, a iniciativa privada e sociedade civil organizada são fundamentais para o resultado positivo das ações que estão sendo projetadas para o Estado. O empresário Francisco Rocha, agente de viagens, teve sua empresa, Travel In, citada como exemplo de persistência. Em 1991 iniciava suas atividades com seis funcionários. Hoje tem uma empresa com cerca de 30 funcionários, além de envolver a contração de mão de obra indireta e aquisição de produtos e serviços de vários segmentos. “Alguém que acreditou neste processo e investiu”. Elogiou Adenauer Góes.
Para elencar as ações emergenciais e outras que vão subsidiar o novo Plano as consultoras, acompanhadas da assessora institucional da Paratur, Conceição Silva da Silva, já visitaram cinco pólos turísticos do Pará, percorrendo diversos municípios. Na última semana os municípios visitados foram Santarém, Belterra, Oriximiná e Trombetas, no pólo Tapajós . Altamira, no pólo Xingu, também foi contemplado, assim como os municípios de Salvaterra, Soure e Ponta de Pedras, no Marajó. Ainda vão ser ouvidos os municípios de Cametá e Barcarena, no pólo Araguaia Tocantins.
– Ainda como resultado das estratégias emergenciais já indicadas pela consultoria a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) apresenta às 11h da manhã desta quinta-feira, dia 11, os indicadores da geração de emprego e renda na cadeia produtiva de turismo. Os números, que apontam um crescimento superior a 25% na geração de emprego formal e renda de janeiro a julho deste ano no turismo em relação ao mesmo período de 2010, também vão subsidiar investimentos no setor e elaboração de novas políticas públicas, a exemplo da qualificação de mão de obra.
A apresentação será feita pela Paratur e Dieese Pará, no auditório do CIG, na Avenida Nazaré, 871, bairro Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário