Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 01, 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno começa nesta terça-feira

Amamentar é a principal forma de garantir a saúde do bebê. Para tanto, é importante que as mães sejam estimuladas a manter esse compromisso com todas as crianças de zero a dois anos. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dá início, nesta terça-feira, 2, à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que terá no roteiro visitas a maternidades e exposição de fotos e vídeos das participantes do concurso "Conte sua história de amamentação". Um dos destaques é a certificação do hospital Anita Gerosa, em Marituba, como “Hospital Amigo da Criança”, que acontece nesta quarta-feira, 3. 
O concurso lançado pela Sespa em meados de julho, com inscrições encerradas no dia 30, atendeu a uma orientação da Word Alliance for Breastfeeding (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno - Waba), para que para as semanas de aleitamento, em todo o planeta, buscassem as redes sociais - como Facebook, Orkut e Twitter - para disseminar informações, mensagens de apoio e adesão à campanha de incentivo à amamentação. As inscrição foram gratuitas e as interessadas puderam, nos postos de coleta ou pelo site da Secretaria, consultar o regulamento e enviar redação ou relato, vídeo e fotografia de amamentação. Haverá premiação para cada uma das três formas de participação.
O resultado será divulgado no dia 2 de agosto de 2011, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, que acontecerá no auditório da Santa Casa de Misericórdia, das 15 às 19h. Quaisquer despesas efetuadas pelas mães residentes no interior, ou mesmo em Belém, para participar do concurso, serão de inteira responsabilidade das interessadas. A comissão organizadora do concurso é composta por servidores da Sespa, voluntários da Associação Amigos da Amamentação (Amemen) e do Grupo Ishtar - Espaço para Gestantes, de Belém, além do Corpo de Bombeiros, Fundação Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Paraense de Pediatria, Universidade da Amazônia (Unama), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Belém.
A redação vencedora será publicada em locais de ampla divulgação e no site da Sespa. As fotos inscritas serão expostas durante a Semana Mundial, desde que atendam aos critérios constantes do regulamento. Todos os vídeos inscritos, que atenderem ao regulamento, farão parte de um documentário, exibido no encerramento da Semana, no Cinema Olympia, e posteriormente usado pelas instituições organizadoras do concurso como vídeo educativo.
Celebrada todos os anos, de 1º a 7 de agosto, em mais de 120 países, a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada para incentivar a amamentação para melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo. O aleitamento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a melhor maneira de fornecer aos recém-nascidos os nutrientes que eles precisam, garantindo sua saúde e sua sobrevivência. Segundo a organização, a carência de aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida contribui para mais de um milhão de mortes infantis evitáveis anualmente. Globalmente menos de 40% das crianças com menos de seis meses de idade são amamentadas somente de leite materno.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...