A gestão ambiental no Brasil envolve cada vez mais aspectos sociais e econômicos que precisam ser levados em conta durante o processo de tomadas de decisões. Por isso, 30 servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) passam por capacitação nesta semana no curso de moderação e planejamento estratégico participativo, que acontece na sede do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), na Universidade Federal do Pará (UFPa). O objetivo do curso é aprimorar diversos setores da Sema, que é responsável por liberação de licenças, fiscalização e administração de Áreas de Preservação Ambiental (APA’s), entre outros serviços.
De acordo com o engenheiro agrônomo e mestre em economia rural, Sérgio Cordioli, palestrante do curso, o Pará acompanha uma tendência mundial na gestão do meio ambiente, dividindo com a sociedade civil essa responsabilidade. “O Estado do Pará segue essa tendência e trabalha o planejamento participativo, no qual a sociedade participa da administração de um espaço que é público”, assegura Cordioli, que afirma que o curso busca aprimorar essa relação entre os gestores.
“Melhorar a relação entre Estado e sociedade civil na gestão do meio ambiente é um grande desafio. Tudo depende de um planejamento estratégico, que exponha todos os prós e os contras de uma determinada decisão”, explica Sérgio, que faz parte da Sociedade Alemã de Cooperação Técnica - GTZe possui experiências na Alemanha e na África.
A técnica em meio ambiente, Joyce Lameira, trabalha na Sema há cinco anos e está participando do curso nesta semana. Ela diz que a experiência de Cordioli é importante para o desenvolvimento de novas metas e novas diretrizes de trabalho. “É a primeira vez que participo desse curso na Sema. Conhecer mais ferramentas, identificar como podemos ampliar os focos de trabalho é muito interessante”.
Joyce trabalha diretamente com a sociedade na administração das 21 APA’s no Estado. Moderar e planejar são habilidade utilizadas diariamente por ela e outros técnicos, ressalta a servidora. “Nós lidamos diariamente com as comunidade que vivem nessas áreas. Precisamos conversar, moderar e planejar as ações que vamos implementar. É importante ter essa capacidade na hora de desenvolver esse trabalho”, garante a técnica.
Este é apenas o primeiro de outros cursos de capacitação que os servidores da Sema devem ter. Segundo a assessora do Núcleo de Assuntos Estratégicos, Roberta de Carvalho, a formação e a atualização devem melhorar e agilizar todos os serviços da Sema para a sociedade. “Este é o primeiro e outros cursos que já temos programado para os servidores. Com certeza poderemos oferecer mais eficácia nos serviços disponibilizados pela secretaria”, conclui.
Thiago Melo – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário