Total de visualizações de página

sábado, novembro 26, 2011

Uepa aprova domingo (27) prova para 79 mil em Belém e no interior

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) aplica domingo (27) as provas da primeira etapa dos processos seletivos 2012. No total, 79.332 candidatos participam desta fase, 48.962 pelo Processo Seletivo (Prosel) e 30.370 pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XV). Os portões serão abertos às 7 horas (horário local) e, entre 8 e 13 horas, acontece o teste, em 157 locais de prova, dos quais 57 em Belém e o restante distribuído por 23 municípios paraenses.
Nesta primeira fase, a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa alerta para a mudança em dois locais de prova: candidatos que foram lotados no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, prestam o exame no campus profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os candidatos que estavam lotados na Escola Frei Ambrósio, em Santarém, no oeste do Pará, foram transferidos para a Escola Estadual Almirante Soares Dutra, localizada no bairro Caranazal.
No dia seguinte, segunda-feira (28), a seleção continua com as provas da segunda etapa. Permanecem no concurso os candidatos do Prosel, com exceção dos faltosos, e mais 13.591 inscritos no Prise – Subprograma XIV. Dia 18 dezembro, quando acontece a terceira e última fase da seleção, somam-se aos 5.716 candidatos inscritos no Subprograma XIII do Prise os candidatos do Prosel que ainda continuam na disputa.
Procura – A Uepa registrou este ano 98.639 inscrições, um aumento de 23% em relação ao ultimo processo seletivo. Ao todo, 8,5 mil mil pessoas, entre servidores, professores, serviços prestados e alunos, atuarão em todos os processos da seleção. Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de química, matemática, física, biologia, língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história e geografia.
Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais língua estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo língua estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá um ponto. Em outubro, os candidatos a uma vaga nos cursos de licenciatura plena ou bacharelado em música submeteram-se obrigatoriamente ao exame habilitatório.
O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre a outra opção, escolhida no ato da inscrição. O candidato ao curso de bacharelado em música considerado parcialmente habilitado e que preferiu optar pelo curso de licenciatura teve entre os dias 16 e 17 de novembro para comparecer à Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa para formalizar a sua opção.
Para ter acesso ao local de prova, o candidato deve obrigatoriamente apresentar documento original com foto. Não será permitido o uso de equipamentos eletrônicos, como celular, máquina calculadora, agenda eletrônica ou gravador. Também estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.
Critérios – Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, será eliminado quem obtiver menos de doze pontos na prova objetiva e menos de seis pontos na prova de redação. A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel e o resultado do Prise serão divulgados no site da Uepa (www.uepa.br).
AUepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, em cinco campi em Belém e 15 do interior, entre as áreas de educação, saúde e tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município. Entre as novidades está a criação do curso de licenciatura em letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e biomedicina, em Marabá.
Além disso, a universidade implanta na capital e em outros seis municípios seis cursos: licenciatura em filosofia, em Belém; geografia, em Belém e em Igarapé-Açu; ciências naturais, com habilitação em química, em Altamira e Salvaterra; bacharelado em secretariado executivo trilíngue, em Barcarena; pedagogia em São Miguel do Guamá; e ciências naturais, com habilitação em biologia, em Tucuruí.
Fisioterapia em Belém é o curso mais concorrido, dentro da modalidade Prosel, com 101,4 candidatos concorrendo a uma vaga. Em segundo e terceiro lugar na lista dos mais procurados na capital para o Prosel aparecem engenharia ambiental (99,3) e engenharia de produção (90,8).

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...