Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 24, 2011

Processos Seletivos 2012 da Uepa começam neste domingo

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza neste domingo, 27, as provas da primeira etapa dos Processos Seletivos 2012 da instituição. No total, 79.332 candidatos irão se submeter ao exame nesta primeira fase - destes, 48.962 estão inscritos pelo Processo Seletivo (Prosel) e 30.370 pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XV).
Nesta primeira fase, a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa alerta para a mudança em dois locais de prova: candidatos que foram lotados no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, prestarão o exame no Campus Profissional da Universidade Federal (UFPA), com entrada pela avenida Perimetral. Já os candidatos que estavam lotados na Escola Frei Ambrósio, em Santarém, no oeste do Pará, foram transferidos para a Escola Estadual Almirante Soares Dutra, localizada no bairro Caranazal.
Em 2011, o município de Parauapebas, que já foi local de provas da Uepa no ano anterior, voltou a ser incluído como um dos locais de aplicação do certame. A iniciativa visa atender aos candidatos que, no ato da inscrição, declararam residir no município.
Exatos 697 candidatos farão prova na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio General Euclydes de Figueiredo, localizada no bairro Cidade Nova. Destes, 251 estão inscritos pelo Processo Seletivo (Prosel), 332 pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – 1ª etapa) e 114 pelo Prise – 2ª etapa. Caso o candidato preferir, poderá fazer a prova na lotação escolhida anteriormente, isto é, poderá optar por fazer prova em um dos dois locais.
Os candidatos que ainda não tem o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, inclusive os que tiveram alterado o local de prova, devem imprimi-lo pelo site da Uepa (www.uepa.br) ou pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/.
No dia seguinte, segunda-feira, 28, a seleção continua com as provas da segunda etapa. Permanecem no certame os candidatos do Prosel, com exceção dos faltosos, e mais 13.591 inscritos no Prise – Subprograma XIV. Já no dia 18 dezembro, quando acontece a terceira e última fase dos Processos Seletivos, somam-se aos 5.716 candidatos inscritos no Subprograma XIII do Prise, os candidatos do Prosel que ainda continuam na disputa.
Em todas as fases, os portões serão abertos às 7h. As provas acontecem de 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém, em 157 locais, sendo 57 na capital e o restante distribuído em 23 municípios do Estado.
Para este ano, foram registradas 98.639 inscrições, um aumento de 23% em relação ao ultimo Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Ao todo, 8.500 mil pessoas entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuarão em todos os processos da seleção.
Provas - Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá um ponto.
Em outubro, os candidatos a uma vaga nos Cursos de Licenciatura Plena ou Bacharelado em Música submeteram-se obrigatoriamente ao Exame Habilitatório, que aconteceram no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no Conservatório Carlos Gomes, em Belém, e no campus da Universidade em Santarém.
O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre a outra opção, escolhida no ato da inscrição. O candidato ao curso de Bacharelado em Música considerado parcialmente habilitado e que optou pelo curso de Licenciatura teve entre os dias 16 e 17 de novembro para comparecer à Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa para formalizar a sua escolha.
Orientação aos candidatos - Para se submeter aos Processos Seletivos 2012, só poderão entrar no local de prova, os candidatos que estiverem portando algum documento original com foto, conforme os editais do Prise e Prosel. O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme hora local.
Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como o celular e “máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador e palmtop” durante a realização da prova e estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.
Pontuação - Os candidatos do Prosel que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados. Na terceira etapa, será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de 6 pontos na prova de redação. A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel, além do resultado do Prise será divulgada no site da Uepa (www.uepa.br).
Vagas e novos cursos - Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.
Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.
Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.
Concorrência - Fisioterapia ofertada em Belém é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela DAA, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa.
Em segundo e em terceiro lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda os cursos de Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos.
Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio), figuram dentre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1º. semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).
Isenções - Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.
Atendimento especial - Aqueles que precisarão de tratamento diferenciado nos dias de prova puderam fazer a solicitação em meio ao período de inscrições (4 de agosto a 15 de setembro), em documento especificando as condições e recursos necessários, acompanhado de atestado médico justificando esse tratamento diferenciado. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.
Serviço: Processos Seletivos 2012 - Provas nos dias 27 de novembro (1ª. etapa Prosel/ Prise XV), 28 de novembro (2ª. etapa Prosel/ Prise XIV) e 18 de dezembro (3ª etapa Prosel/ Prise XIII). O Comprovante de Inscrição está disponível desde 26 de outubro nos endereços www.uepa.br e pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/. Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.
Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...