Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 24, 2011

Paratur certifica 95 novos profissionais de turismo em Bragança

Cerca de 10.280 profissionais que atuam direta e indiretamente na área do turismo em 68 municípios do Pará devem passar por algum tipo de qualificação entre 2012 e 2015, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), lançado no último dia 31 pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A informação foi repassada a cerca de 500 pessoas nesta terça, dia 22, no município de Bragança, no polo turístico Amazônia Atlântica, pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, que na ocasião certificou 95 pessoas que concluíram cursos ofertados pelo Plano Emergencial de Qualificação no Turismo, em vigor deste o início deste ano.
Adenauer abriu a cerimônia de certificação informando sobre o lançamento, também no último dia 31, do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará e sobre a criação da Secretaria de Estado de Turismo, para ele “demonstrações claras do compromisso do Governador Simão Jatene com o turismo como prioridade de gestão”.  “Passamos a contar agora com dois instrumentos de gestão. A Secretaria e a Paratur, que como a Embratur, passa a ter um papel de divulgação e promoção do turismo”, explicou Adenauer.
“Sem empresário não tem turismo. O papel do Estado é de funcionar como um indutor, um mobilizador para que o empresário invista, gerando renda, negócios, empregos”, alertou Adenauer que elogiou a receptividade da Prefeitura de Bragança, representada no evento pelo prefeito em exercício Américo Sarmento. Elogiou também o projeto Bragança 400 Anos, apresentado pelo historiador e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dário Benedito Rodrigues. O projeto prevê centenas de ações comemorativas e de investimentos nas áreas de infraestrutura, cultura, literatura, educação, saúde e outras preparatórias ao aniversário de 400 anos da cidade, a ser celebrado em 2013.
A secretária de Turismo de Bragança destacou a importância da presença da Paratur nos municípios, uma demanda de toda a sociedade. “Estive em Belém no lançamento do Plano Estratégico de Turismo e comemorei o momento pois esse Plano vai inspirar a criação do Plano Municipal de Turismo de Bragança”, disse a secretária, para quem o Estado é como um tutor dos municípios. “Precisamos de recursos financeiros, mas principalmente do apoio técnico. Na Paratur somos muito bem recebidos”, elogiou Nazaré.
Francisco de Assis Sousa, 44 anos, foi um dos contemplados pelo curso de Gestão Empresarial e comemorou a oportunidade que teve. “Excelente esta oportunidade. Temos que capacitar Bragança para o turismo”, alertou Francisco. “Esta prática já me deu uma visão empresarial técnica diferenciada de como desenvolver nosso trabalho”, garantiu o empresário do ramo de hotelaria e restaurantes, que preside a Associação de Moradores da Praia de Ajuruteua, em Bragança.
Em Bragança atualmente existem 300 mototaxistas legalizados, um reforço para o transporte local e de turistas. Desse total 40 fizeram o curso de qualidade no atendimento.  “Boa essa qualificação. Veio dar mais qualidade ao nosso atendimento. Agora somos exemplo para vários municípios, já que estamos legalizados, uniformizados e capacitados para atender bem nosso cliente”, afirmou Wellington de Oliveira, 41 anos, presidente do Sindicato Profissional de Mototaxistas, Motoboy e Motofrete de Bragança.
Manoel Pereira, do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) falou do fortalecimento do turismo rural graças à parceria recente firmada através de convênio com a Paratur, Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Secretaria de Estado de Agricultra.  “O Senar tem gente hoje trabalhando em vários lugares, até na Áustria. O que prova o valor de um certificado”, disse o representante do Senar, que é um grande parceiro da  Paratur nos cursos de qualificação no interior do Estado.
Também prestigiaram a cerimônia de certificação, nos espaço WT Eventos, os vereadores Givanildo Soares e Juscelino Alves, representantes do trade local, do Rotary Clube do Pará, secretários municipais, técnicos da Paratur e da Prefeitura de Bragança, entre outros. O Plano Emergencial de Qualificação Profissional prevê capacitação em 15 municípios do Pará. Já foram certificados além dos 95 profissionais de Bragança, 74 em Marapanim, 80 em Curuçá, 40 em Quatipuru, somando 289 certificações, dos 1330 previstos no Plano, iniciado na primeira quinzena deste ano. O evento foi encerrado com apresentação musical do Grupo Rabecas da Amazônia.
Benigna Soares - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...