Total de visualizações de página

sábado, novembro 26, 2011

@ REPÓRTER JURUNENSE: ACOMPANHE O RESUMO DE ALGUMAS NOTÍCIAS DE ONTEM, SEXTA DIA 25 E NOVEMBRO

Moradores do Paracuri são
atendidos pelo
Pro Paz Cidadania
Os moradores do bairro do Paracuri, no Distrito de Icoaraci, em Belém, receberam na manhã desta sexta-feira, 25, os serviços e atividades do Pro Paz Cidadania, programa do Governo do Estado que promove a cultura de paz e oferece serviços básicos para a população de baixa renda. A ação ocorreu na Escola Estadual São Pedro e reuniu milhares de pessoas.
Entre os atendimentos disponibilizados esteve a emissão de documentos, como carteira de Trabalho, Identidade, CPF e Certidão de Nascimento. Na área da saúde, seis ônibus foram estacionados em frente à escola para garantir atendimento médico em especialidades como clínica médica e oftalmológica, além de atendimento odontológico e realização de exames (teste de HIV e preventivo do câncer ginecológico).
Thiago Melo - Secom
Casa-Escola da Pesca
forma aquaviários
Uma turma formada por oitenta alunos, entre estudantes da Casa-Escola da Pesca e servidores públicos, recebeu ontem certificado de habilitação no curso de Formação de Aquaviário. As aulas foram ministradas pela Capitania dos Portos em parceria com a Fundação Escola Bosque, instituição a qual a Casa-Escola da Pesca é vinculada.
 O curso foi direcionado para aqueles que conduzem embarcações e transportam pessoas das comunidades da ilha de Caratateua, distrito de Outeiro. Entre os ensinamentos ministrados, habilitação para primeiros socorros a bordo, principais procedimentos em caso de naufrágio, combate a incêndio a bordo e manutenção e operação de motores a diesel de pequenas embarcações.
 Pescadores
 A Casa-Escola de Pesca direciona suas atividades para os jovens da ilha de Caratateua, a maioria filhos de pescadores. O curso profissionalizante mantido pela instituição, onde o aluno aprende as técnicas de pesca, o manuseio de equipamentos eletrônicos e a confecção de materiais de trabalho, destaca-se como alternativa  dentro da situação social vivenciada pelos jovens.  
Companhia da PM em
Mosqueiro completa 19 anos
Presidida pelo Coronel PM Carlos Oliveira, Subcomandante Geral da PMPA, uma solenidade marcou o 19º aniversário de criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada no Distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém (RMB). No evento estiveram presentes o Comandante de Policiamento Regional Metropolitano, Coronel PM Machado e autoridades distritais, além de representantes da Prefeitura de Belém.
O major PM Benedito Sabbá, Comandante da 2ª CIPM, fez a entrega das Medalhas “Coronel PM Fontoura” e “Bons Serviços” aos militares da unidade que se destacaram na dedicação ao trabalho policial militar. Dois oficiais e 13 praças foram agraciados com as comendas.
Foi também entregue no evento, a “Láurea do Mérito Pessoal’ a oito policiais militares e os certificados de Mérito Operacional e os títulos de “Policial Militar Destaque” e “Amigo da 2ª CIPM” a 19 personalidades, entre colaboradores e policiais militares, dentre os quais, o subcomandante Geral da corporação.
Major PM Leno Carmo - Ascom PMPA
Apreensão de drogas
em Maracanã
O sargento PM Sales e os cabos Luís Carlos, Nascimento e Antonio, apresentaram na Depol de Maracanã duas mulheres e um homem, acusados de comercializar drogas na região. Os policiais atenderam denúncia anônima, feita por moradores da vila “São Benedito”, km 19 da “estrada velha de Maracanã”, que deram informações sobre uma residência, próxima a um campo de futebol, onde funcionava uma “boca de fumo”, cuja atividade causava medo e revolta nos moradores.
No local, os militares encontram uma refinaria que abastecia várias localidades daquela região e da região de Igarapé-Açu com a droga. Os acusados confirmaram que a refinaria era comandada por traficantes da chamada “Colônia do Prata”. Com os infratores foram apreendidos quatro quilos de maconha, sendo três prensados, aproximadamente um quilo de pasta a base de cocaína, pronta para ser vendida, uma balança de precisão, barrilha, solução de bateria, diversos eletroeletrônicos e duas motos sem placas.
Major PM Leno Carmo - Ascom PMPA
Ação de Cidadania no
Centro Histórico de Belém
Ontem, sábado, o Centro Histórico de Belém foi palco de uma grande ação de cidadania, organizada pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceria com as demais secretarias municipais e parceiros externos. O objetivo é levar diversos serviços aos trabalhadores do centro comercial de Belém e chamar público para o Espaço Palmeira, onde foi concentrada a ação. Paralelo aos serviços, diversas atrações culturais de música, dança e desfile de moda aconteceram no Espaço. 
 SERVIÇOS - A população teve acesso aos serviços oferecidos de forma gratuita como emissão de CPF, 2° via de Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho através do programa Balcão de Direitos da Defensoria Pública do Estado do Pará, além de orientações jurídicas em conjunto com o Ministério Público.  A Polícia Civil esteve emitindo documentos de Identidade aos interessados. Através do programa Ministério Público e a Comunidade, foi possível também realizar na hora o reconhecimento voluntário de paternidade. A Funpapa teve ação de orientações sobre o Bolsa Família e o Bolsa Verde, e inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais – Cadúnico.
Parque Estadual de
Charapucu terá inventário
Sócio-Econômico
Na próxima segunda-feira, 28, serão iniciadas as atividades de cadastro dos moradores do Parque Estadual Charapucu (PEC). Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), composta por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação e da Coordenadoria de Ecossistemas, irão fazer o levantamento dos moradores do interior do PEC, com a finalidade de dar início ao Inventário Sócio-Econômico dos moradores da Unidade de Conservação. A equipe estará no município de Afuá até 11 de dezembro de 2011.
Sema equipa unidades regionais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará vai entregar na próxima segunda-feira, 28, na sede do órgão em Belém, materiais mobiliários de escritório, equipamentos e veículos às Unidades de Conservação da Sema, e às Unidades Regionalizadas de Tapajós, Carajás, Paragominas e Xingu.
Com a entrega, o órgão estadual visa fortalecer a gestão ambiental das regiões do Estado, promovendo a descentralização e desconcentração, ampliando também sua capacidade de atender à população local. O evento terá a presença da Secretária Estadual Teresa Cativo, e participação dos prefeitos, secretários de Meio Ambiente dos municípios e gestores da Sema, responsáveis pelas Unidades.
Dança destaca o Dia Nacional
 da Consciência
Negra na Estação
Nesta sexta-feira, 25, o Grupo Folclórico Paranativo volta a se apresentar no projeto Por do Som, da Estação das Docas, a partir das 18h, na Orla do Armazém 3. Para esta sexta, o grupo preparou o espetáculo “Raízes Negras” para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 e dedicado à reflexão da inserção do negro na sociedade. Inspirado na data, o Paranativo apresentará danças de origens africanas como o obaluaê, pretinha da angola, lundu e o batuque amazônico, que buscam valorizar as raízes culturais negras.
A coordenadora de comunicação do Paranativo, Silvia Reis, adianta detalhes da apresentação: “O espetáculo que vamos apresentar na Estação faz parte das programação que estamos desenvolvendo ao longo dessa semana em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Esperamos conscientizar o público através da dança e da música pelo fim do preconceito, além de divulgar também as raízes da cultura africana. Claro que quem vier à Estação vai ter a oportunidade de apreciar um espetáculo muito bonito, com novos figurinos, todos trabalhados nessa temática” conclui.
Carmina Burana estréia
neste sábado no
festival de Ópera
A cantata “Carmina Burana”, clássico de Carl Orff, que estreia neste sábado, 26, como parte da programação do X Festival de Ópera do Theatro da Paz, recebeu os últimos ajustes durante o ensaio geral realizado para familiares e imprensa na noite desta quinta-feira (24). Dirigida por Maria Sylvia Nunes, a clássica obra do compositor alemão ganhou uma versão encenada produzida especialmente para o festival. Com um elenco de mais de 200 pessoas, “Carmina Burana” voltará a ser apresentada nos dias 27, 29 e 30.
Contrato garante ampliação
da Estação de
Aquicultura em Curuçá
Na manhã desta sexta-feira, 25, foi celebrado contrato entre a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e a E B & M Construtora Ltda com objetivo de executar serviços de ampliação e reforma da Estação de Aquicultura Marinha Fernando Flambot da Cruz, no municipio de Curuçá.
O convênio, que foi assinado pelo secretário de Pesca do Pará, Henrique Sawaki, e pela sócia da construtora, Nise Lisboa dos Santos, resultou do processo de licitação, na modalidade Tomada de Preços, promovido pela Sepaq em 9 de novembro. Além dos dois representantes, participaram da reunião o secretário adjunto da Sepaq, Luiz Sérgio Borges; o diretor administrativo financeiro, Paulo André Cavalcante, e Murilo Santos, pela construtora.
Congresso Brasileiro de
Pesca será aberto neste
domingo no Hangar
A partir deste domingo, 27, até o dia 1º de dezembro, Belém sediará o XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, promovido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq), com apoio de várias entidades. A programação inclui eventos paralelos como o Workshop do cultivo do Pirarucu, o III Encontro de Ostreicultura do Nordeste Paraense, o 1º Forum do Setor Pesqueiro Paraense e o 1º Simpósio Nacional de Pesca Esportiva (Secapa).
Também estão previstos lançamento de livros como a "Tecnologia do Pescado", a "Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros" e o "Guia Prático de Doenças de Peixes ornamentais tropicais e de lagos". A abertura será no dia 27, às 18 horas, no Hangar, seguida de coquetel. Porém, desde as 8 horas todos os estandes estarão funcionando para exposição e também haverá extensa programação cultural.
O Congresso Brasileiro de Pesca é uma realização da Associação dos Engenheiros de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (AEP-PA/AP), Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (Faep-BR), Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (Abep), Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e Sebrae/PA.
érgio Noronha - Ascom/Sepaq
Edição: Comus
Presidente da Emater recebe
prêmio "Engenheiro
Agrônomo do Ano"
Na noite deste sábado, 26, no Palácio da Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Cleide Amorim, será homenageada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Pará (Aeapa) como “Engenheiro Agrônomo do Ano”.  Primeira mulher a presidir a Emater, nos 46 anos de existência da instituição, Amorim será também a primeira mulher a receber a premiação, lançada há 43 anos. “É uma honra muito grande. Indiretamente, represento todas as colegas engenheiras agrônomas e também as trabalhadoras rurais – todas mulheres que historicamente vêm lutando por mais consideração, espaço, mercado de trabalho e oportunidades”, diz Amorim.
Cleide Amorim é funcionária concursada do governo do estado do Pará há 33 anos, tendo começado a carreira na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde 1983, atuava na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), onde se destacou como coordenadora de todas as edições da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia/ Flor Pará), até então.       Também teve passagens pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Aline Miranda - Ascom Emater
XXXX
VII Concurso Doris Azevedo
para Jovens Instrumentistas
Prossegue até a próxima quarta-feira, 30, o VII Concurso Doris Azevedo para Jovens Instrumentistas, voltado para alunos do Conservatório Carlos Gomes e aqueles assistidos pelo Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes. Inscreveram-se 45 alunos de Piano, Violoncelo, Flauta Doce e Transversal, Clarinete, Trompete, Viola, Saxofone, Violino e Música de Câmara, que ora estão passando pelas provas eliminatórias, sendo avaliados por professores da instituição, que no entanto revezam-se para não avaliar os próprios alunos. O concurso tem o objetivo de melhorar o desempenho técnico-musical dos estudantes por meio de uma disputa proveitosa, por incentivar o progresso musical de cada um. Todas as categorias receberão pequena soma em dinheiro como prêmio e o grande vencedor se apresentará, em março de 2012, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
Novas tecnologias em
saúde são tema de
palestra na Unama
A inovação tecnológica como fator determinante à competitividade e os desafios e as perspectivas na condução da gestão pública em saúde foram assuntos de palestra proferida pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, durante a abertura da II Mostra de Trabalhos Acadêmicos e da II Feira do Empreendedor do curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém.
Durante mais de uma hora, Helio Franco fez um panorama sobre gestão em saúde pública, os permanentes desafios enfrentados pelos profissionais da área e principalmente do aumento crescente dos custos da área de saúde advindos da supervalorização de exames e procedimentos de alta complexidade. "Há vários estudos que apontam esse descontrole, causado, em muitos casos, pela incorporação de novas tecnologias pelos prestadores de serviços de saúde", alerta, ao se referir, inclusive, aos planos de saúde, em função do uso excessivo dos serviços conveniados por parte dos beneficiários.
Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...