Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 24, 2011

Carimbó invade o "Conexão Cultura ao Vivo"

O programa "Conexão Cultura ao Vivo", que é veiculado pela TV, Rádio e Portal Cultura, recebe nesta sexta-feira, 25, o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho. O grupo, oriundo de Soure, na ilha do Marajó, é composto por Eliezer Brandão, Junivaldo Barbosa e Eliel Brandão nos curimbós, Raimundo Ribeiro nas maracas, Kilverton santos no cheque-cheque, Anderson Costa no banjo, Edilson Angelim no cavaquinho, Paulo Souza e Huberto Guedes nas flautas transversais, Gilmara Andrely na flauta doce e Eliezer Brandão e Edilson Angelin como intérpretes.
O Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho foi fundado em 22 de agosto de 1987, com o intuito de inserir as criança e os jovens da ilha na sociedade através de atividades sócio-culturais, além de fazer o resgate, a preservação e a divulgação dos saberes populares, em especial da cultura Marajoara, preservando as danças e as lendas do município de Soure e da região Amazônica.
Segundo Betty Dopazo, apresentadora do programa, os grupos do interior do estado estão sendo incentivados a se apresentar no programa, com apoio das prefeituras de suas respectivas cidades. "Já recebemos grupos de Capanema, de Ponta de Pedras e agora o grupo de Soure que vai mostrar os ritmos que contagiam os paraenses e turistas", contou.
Betty disse que o programa virou um local de experimentações para os artistas locais, que fazem uma espécie de laboratório ao vivo dos shows que vão ou estão apresentando na cidade. "O palco é dos artistas paraenses", destacou. "Eu me lembro que no primeiro programa nós colocamos no palco a banda 'La Pupuña' que ainda não tinha gravado nada, estava começando e logo depois ganhou projeção nacional", pontuou.  "O programa está aberto a todos os ritmos que fazem a grande diversidade da música que é produzida no Pará", destacou.
O repertório será composto das seguintes composições: 'Carimbó – Dança de Rara Beleza' (Francisco de Assis da Silva Cruz – Chicão), 'Encantaria' (Raimundo Miranda Amaral – Mestre Diquinho) Carimbó, 'Olha o M da minha mão' (Mestre Diquinho) Xote, 'Vaqueiro Marajoara' (Chicão) Lundun Marajoara, 'Sinhá Rosinha' (Mestre Diquinho) Carimbó, 'Beleza sem igual' (Chicão) Carimbó, 'Soure em dia de Romaria' (Mestre Diquinho) Carimbó, 'Mar aqui Jó' (Gilson Sobreiro) Carimbó, 'Búfalo Mimoso' (Mestre Diquinho) Toada de Boi-bumbá, e 'Revoada dos Guarás' (Mestre Diquinho) Carimbó.

Serviço: O programa será transmitido direto do estúdio Edgar Proença, a partir das 11h, com apresentação de Betty Dopazo.
Ronaldo Quadros - Ascom Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...