Total de visualizações de página

sábado, novembro 26, 2011

Sespa alerta para prevenção e combate ao câncer

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que se comemora domingo (27), a Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promove, de 28 deste mês a 2 de dezembro, uma série de ações de prevenção à doença, em Belém e no interior do Estado. Entre os hospitais participantes estão o Ophir Loyola e o Barros Barreto, além do 4° Centro Regional de Saúde, em Capanema, nordeste paraense.
A programação inclui atividades educativas, avaliação nutricional, distribuição de panfletos com informações sobre a doença e uma conferência sobre o câncer e aids no Pará. Também serão oferecidos exames laboratoriais e de prevenção do câncer do colo do útero (PCCU). Segundo a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, Marta Solange Costa, o evento é uma união com diversos parceiros na luta contra o câncer.
Ela diz que as ações possibilitam aos gestores e profissionais de saúde, especificamente aos da atenção oncológica, discussões fundamentais para o planejamento das políticas públicas em oncologia. “A comemoração desta data é vestida de um simbolismo que serve para marcar a importância do combate aos fatores de risco, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer, permitindo chamar a atenção da população sobre a magnitude do problema”, ressalta.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 520 mil novos casos da doença no Brasil para 2012. Segundo estudo divulgado na última quinta-feira (24),os tipos de câncer que mais se destacam nas regiões brasileiras, são: de pele não melanoma, próstata, mama e pulmão. As sete novas localizações de tumores são: bexiga, ovário, tireóide (nas mulheres), sistema nervoso central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin.
No Brasil, o câncer de próstata e estômago é o mais incidente entre os homens. Em mulheres o câncer de colo de útero e de mama está em destaque como os tumores mais comuns. Segundo dados do Hospital Ophir Loyola, de 2000 a 2007 foram atendidos no hospital 1.726 casos de câncer de próstata e 1,1 mil de estômago em homens. Já entre as mulheres o número de atendimento registrado é de 4.713 para câncer do colo do útero e 2.871 de câncer mama.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas interrelacionadas. Muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. De todos os casos, 80% a 90% estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes de alimentos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...