Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 24, 2011

Paratur estuda meios para incrementar turismo rural em Bragança

 Uma equipe de técnicos do governo do Estado está em Bragança, no nordeste paraense, desde a última quarta-feira (23), estudando alternativas para fortalecimento do turismo rural no Pará. Os técnicos são da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) e da Federação da Agricultura e Pecuaria do Pará (Faepa), reunidos na Unidade Didática Agroecológica do Nordeste Paraense (U.D.B), localizada na rodovia Dom Elizeu, zona rural de Bragança.
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, acompanhado de representantes dos órgãos parceiros, vereadores locais e membros da prefeitura, abriu os trabalhos na manhã da última quarta-feira, informando sobre documento assinado pelo governador Simão Jatene que cria a Secretaria de Estado de Turismo. Informou também que a Paratur lançou o Plano Estratégico de Turismo do Pará, a nova marca turística e o novo site promocional do turismo paraense, o www.turismo.pa.gov.br.
“Turismo é uma boa e temos que saber como transformar os insumos da maior parte cultura e natureza em produtos. O empresário, seja hoteleiro, agente de viagens, operador e transportador são fundamentais para vender esses produtos”, disse Adenauer, ao lembrar que o segmento do turismo rural é muito forte no Pará e precisa ser trabalhado. Ele lembrou ainda que o governo do Estado trabalha agora o conceito de “Municípios Verdes” e que Bragança se enquadra nesse conceito.
Bragança está entre os 15 selecionados pelo Plano Emergencial de Qualificação Profissional, que acaba de certificar 95 profissionais no município. São 1.330 profissionais em Belém, Marapanim Quatipuru, Curuçá, Salvaterra e Parauapebas. Somam-se ainda aos 10.280 profissionais que vão ser qualificados entre 2012 e 2015 pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo.
O prefeito em exercício de Bragança, Américo Sarmento, agradeceu pela presença da Paratur no município. “A gente vê o interesse do Estado em promover essa ação e facilitar que Bragança seja vista como cidade do turismo”, destacou Américo, ao ratificar que a Emater com uma unidade de trabalho é outra presença forte do governo do Estado na região.
Na ocasião, o técnico da Emater Jamerson Viana lembrou que a parceria entre os órgãos envolvidos foi iniciada com a assinatura de um convênio, em 21 de novembro, que prevê inúmeras ações voltadas ao turismo rural. Durante reunião semana que vem será apresentado um diagnóstico sobre os avanços e gargalos do turismo rural no Pará.
O técnico de Gestão em Turismo do Programa de Desenvolvimento Turístico do Pará, Olenilson Pinheiro, lembrou que os resultados do levantamento que será feito vão ser apresentados à sociedade com um plano de ação para os próximos três anos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...