Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 24, 2011

Hospital das Clínicas lança pós-graduação em psicologia hospital

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna faz nesta sexta-feira (25), às 8 horas, o lançamento do primeiro curso de especialização latu sensu em psicologia hospitalar e neuropsicologia da região Norte. A primeira turma deve começar as aulas teóricas e práticas em março de 2012, enquanto a primeira turma de especialização em neuropsicologia iniciará as atividades em agosto do ano que vem.
Ambos os cursos serão certificados pela USP/ Faculdade de Medicina/ Divisão de Psicologia e pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os dois cursos, de caráter presencial, serão ministrados em Belém por professores da Divisão de Psicologia (DIP) da USP e do Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (Cepsic). A USP é uma instituição considerada referência em ensino, extensão, pesquisa e assistência em psicologia no Brasil e no exterior. Foi nela que se iniciou, nos anos 1950, a prática da psicologia hospitalar.
O curso terá o mesmo formato do ofertado na USP, em São Paulo, com carga horária de 500 horas, conforme exigência do CFP para a titulação nestas duas especialidades, e com a garantia de reconhecimento tanto pela USP quanto pelo Ministério da Educação (MEC). As aulas serão ministradas por um corpo docente formado por mestre e doutores que atuam ou já atuaram na assistência psicológica a pacientes dentro do Hospital das Clínicas em São Paulo, e que virão a Belém mensalmente para ministrar as aulas durante o primeiro ano de curso.
As supervisões da prática hospitalar e a orientação das monografias de conclusão vão acontecer durante o segundo ano de curso. Nos intervalos entre as supervisões da prática, o dia a dia da inserção dos alunos do curso na assistência aos pacientes dentro da fundação será acompanhada pelos psicólogos da própria instituição, que fazem parte da coordenação local do curso e atuam no hospital.
Formação – A oferta dos cursos de pós-graduação em psicologia tem o objetivo de qualificar a Fundação Hospital das Clínicas como um centro de formação em psicologia hospitalar e neuropsicologia, para melhor qualificar a assistência, produzir pesquisa e ofertar extensão e ensino das especialidades dentro da instituição, contribuindo para para o avanço da psicologia da saúde/hospitalar e da neuropsicologia na região Norte. Isso também marca o início de outro objetivo, que é futuramente implantar a primeira residência em psicologia hospitalar do Norte do Brasil.
A entrada para o lançamento do curso será um quilo de alimento não perecível, que será revertido ao voluntariado da fundação, que durante o Natal fará a entrega dos produtos aos pacientes do hospital. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Niraldo Santos, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que é também o coordenador do curso de psicologia hospitalar. Logo após, o palestrante, acompanhado por um grupo de três psicólogos do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, juntamente com os coordenadores locais da especialização, fará esclarecimentos sobre o funcionamento dos cursos de especialização em 2012.
O curso custará R$ 500 por mês, com matrícula no mesmo valor. As aulas ocorrerão no hospital, sexta-feira, sábado e domingo, uma vez por mês. No primeiro ano serão ministradas as aulas teóricas, enquanto o segundo ano será usado para a prática hospitalar e a produção das monografias, com a pesquisa também tendo lugar na fundação. Mais informações: 4005-2538.
Felipe Gillet – Hospital de Clínicas

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...