Total de visualizações de página

sábado, novembro 26, 2011

Hospital das Clínicas lança pós-graduação em psicologia hospitalar

 A busca para melhorar o atendimento da saúde pública no Pará levou a Fundação Hospital de Clínicas a uma parceria inédita na região Norte, que resultou no lançamento nesta sexta-feira (25) do primeiro curso especialização em psicologia hospitalar, que terá o respaldo do Centro de Estudos em Psico-Cirúrgico da Divisão de Psicologia do Instituto do Hospital de Clínicas da Faculdade de São Paulo. O objetivo é formar multiplicadores de conhecimentos e aperfeiçoar o ensino e pesquisa.
O evento aconteceu no auditório da instituição e foi aberto com a apresentação das diretrizes do curso, seguida de uma palestra sobre o tema, proferida pelo diretor de Serviço da Divisão de Psicologia do Hospital de Clínicas de São Paulo, Niraldo Santos. Segundo ele, “esta parceria objetiva multiplicar o conhecimento”, assim como já vem acontecendo em outros pontos do País. “É muito bom encontrar aqui pessoas tão engajadas na questão da saúde, procurando aprimorar os conhecimentos na área de psicologia hospitalar”, disse.
A plateia participou tirando dúvidas sobre o curso. “O curso é fundamental para a pesquisa e para quem trabalha na área da saúde”, disse Maria Augusta, da área de psicologia do Hospital Barros Barreto, e que pretende a partir desta experiência melhorar a produção própria de artigos e estudos sobre o assunto.
A psicologia hospitalar atua em instituições de saúde, com um atendimento e prestação de serviços, de maneira secundária, e de atenção à saúde, em outra instância. Prioritariamente, está sob responsabilidade do Programa Saúde da Família. O psicólogo hospitalar também pode atuar em instituições de ensino, visando um aperfeiçoamento ou a especialização de profissionais na área.
Ele atende o paciente e sua família, visando o bem-estar físico e emocional do assistido. O psicólogo não deve diagnosticar a doença, mas sim o que a doença faz o paciente sentir.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...