O projeto Ação Verão, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), teve saldo positivo nos sete municípios paraenses por onde passou: Abaetetuba, Bragança (Ajuruteua), Marapanim, Barcarena (Caripi), Salinas, Santarém e Belém, no distrito de Mosqueiro, onde teve suas ações encerradas neste final de semana.
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Fundação Curro Velho, percorreram toda a extensão das praias do Chapéu Virado ao Farol, orientando proprietários de quiosques e vendedores ambulantes sobre a conservação do ambiente praiano.
Para os técnicos envolvidos com o projeto, os empreendedores locais foram peça-chave na orientação dos visitantes da ilha. “O proprietário do comércio na praia sabe que seu negócio depende do meio ambiente. As pessoas vêm para a praia principalmente por causa da beleza do local. Mas, se o ambiente estiver sujo, o comerciante perde não só o atrativo da paisagem, mas também o cliente. Por isso, os elegemos nossos agentes ambientais”, explicou a coordenadora do Ação Verão em Mosqueiro, a pedagoga Graciete Nogueira.
Os proprietários dos quiosques receberam kits ambientais compostos por cartilhas, bandanas e sacolas para o acondicionamento correto do lixo. A sulista Ernestina Brizola, recém chegada de Novo Hamburgo, se emocionou com a iniciativa. “Eu criei um projeto semelhante na minha terra. Conseguimos mobilizar tanta gente com educação ambiental que com os recicláveis montamos uma fabriqueta. Os objetos confeccionados venderam até para o exterior. Isso mudou a vida de muita gente. Apóio essa ação porque já vi o efeito no meu estado e sei que dá certo”, afirmou.
Durante todo o mês de julho, educadores ambientais da Sema fizeram oficinas de reciclagem; palestras e mini-cursos de diversos assuntos, a exemplo de poluição de água, lixo; exibição de vídeos; performances teatrais e blitzs educativas para distribuir material informativo/educativo aos veranistas, do Estado e visitantes das praias paraenses. Eco-Shows com artistas regionais também fizeram parte da programação.
Ascom Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário