No último final de julho, a praia de Ajuruteua, em Bragança, recebeu a campanha de veraneio 2011 da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids). Além de receberem camisinhas e material informativo, os banhistas foram alertados sobre os cuidados que devem ter com o lixo que produzem.
As ações em Bragança foram as últimas realizadas pela Sespa, que também foi a Ourém, Peixe Boi, Quatipuru, Soure, Mosqueiro, Salinas, Outeiro e Icoaraci para ofertar serviços como verificação da pressão arterial, distribuição de preservativos e de informações sobre as doenças que mais se proliferam no verão, como malária, hepatites e dengue.
“Os veranistas estão se conscientizando em relação às DSTs e Aids. Muitos deles nos procuraram nas praias para pegar o preservativo”, afirma o coordenador estadual de DST/Aids, Paulo Guzzo. A distribuição de sacos plásticos, outra frente da campanha, contribuiu para um verão mais limpo em Mosqueiro. Segundo Paulo Guzzo, o foco da ação foram as barracas distribuídas ao longo da orla dos balneários. Quatro vezes ao dia percorríamos toda a orla para não deixar ninguém de fora”, afirma. Em Bragança, moradores das colônias de pescadores também receberam preservativos.
Mozart Lira - Ascom/Sespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário