Total de visualizações de página

sexta-feira, agosto 26, 2011

AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil investiga
assassinato de líder de
acampamento em Marabá
A Polícia Civil já iniciou as investigações do assassinato do agricultor Valdemar Barbosa de Oliveira, 54 anos, conhecido por “Piauí”, morto a tiros, na manhã desta quinta-feira, 25, na Avenida Belém-Brasília, bairro São Félix, periferia de Marabá, sudeste do Estado. Ele foi abordado por dois homens em uma moto quando chegava de bicicleta em um balneário conhecido por “Geladinho”, localizado naquele bairro. Usando capacetes, os criminosos mandaram a vítima descer da bicicleta e atiraram à altura do rosto e pescoço de Valdemar.
O inquérito é presidido pela Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (DECA). A principal suspeita é de que o crime seja motivado pela ocupação da área do complexo da fazenda Califórnia, situada na zona rural de Jacundá, cidade próxima à Marabá. “Piauí” era líder do acampamento de trabalhadores rurais denominado “Califórnia”, mesmo nome da fazenda em que estão assentados, de propriedade de Vicente Correa, contra quem a vítima já havia registrado denúncia de ameaça à DECA, em maio deste ano.
De acordo com o delegado Alberto Teixeira, superintendente regional da Polícia Civil do Sudeste do Pará, o homicídio ocorreu por volta de 10 horas. Testemunhas relataram que a vítima chegava sozinha ao balneário, quando foi abordada pelos criminosos. Um deles chegou a descer da moto e mandou a vítima parar a bicicleta. Em seguida, efetuou os disparos, fugindo com o comparsa em seguida.
A Polícia Civil acionou o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Marabá para fazer a perícia de local de crime e a remoção do corpo para exame de necropsia. O laudo apontará quantos tiros foram disparados e que tipo de arma e calibre foram usados no crime. O delegado José Humberto de Melo Junior, titular da DECA, preside as investigações. Uma testemunha já foi ouvida para prestar informações sobre o homicídio.
Walrimar Santos - Ascom/Polícia Civil
Ideflor realiza um balanço
 da operação Mamuru
Duas semanas após ter ocupado o local destinado à implantação do Centro de Treinamento em Manejo Florestal em uma área na gleba Curumucuri, no município de Juruti, região do Baixo Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) convocou uma reunião para fazer um balanço da operação, nesta sexta-feira, 26, na sede do órgão em Belém.
A operação está ativa e conta com representantes de órgãos como a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil e Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves. Também participam da ação a Casa Militar da Governadoria, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e membros das comunidades locais.

Com uma área de quase 34 mil hectares, o Centro de Treinamento em Manejo Florestal que será implantado pelo Ideflor será o maior do continente americano. A área foi reservada desde julho passado, quando o governador Simão Jatene assinou decreto determinando a incorporação da área.
Polícia apreende mais de
 um quilo de óxi em
São Miguel do Guamá
Mais de um quilo de pedras de “óxi”, droga derivada da pasta de cocaína, foram apreendidos ontem durante uma operação conjunta de policiais civis e militares em São Miguel do Guamá, nordeste do Estado. A droga estava na casa de Lourdes Ataíde Batista, presa em flagrante por tráfico de entorpecentes. O filho dela, Samuel Batista da Costa, responsável pelo material, não foi encontrado, mas será indiciado criminalmente pela venda de substância entorpecente.
A operação teve início depois de uma denúncia anônima recebida pelo investigador Océlio Souza, da Delegacia de São Miguel do Guamá. Segundo o policial civil, a denúncia feita por telefone dava conta de que Samuel teria guardado na casa da mãe uma quantidade de drogas. Com apoio dos policiais militares Antônio Carlos Batista e Waldemir Moraes, o investigador foi até o endereço situado na rua Antônio Piauí, bairro de Padre Ângelo.
No local, os policiais conversaram com Lourdes. A mulher afirmou que o filho não estava na casa. Autorizados a entrar no imóvel, os policiais iniciaram uma revista e encontraram em um dos quartos uma sacola plástica com cerca de 1,1 quilo de pedra de “óxi”. De posse do material apreendido, os policiais conduziram Lourdes Batista até a Delegacia. O flagrante foi lavrado pelo delegado Paulo Benício e escrivão Edson Ferreira.
Walrimar Santos - Ascom/Polícia Civil
Polícia Militar combate
tráfico de drogas em
 Itaituba e região
O Comando de Policiamento Regional X, sediado no município de Itaituba, colocou em prática, desde o início de agosto, a operação “Pó de Pedra”, com o objetivo de combater o tráfico de substâncias entorpecentes em sua área de atuação, com destaque para o distrito de “Moraes Almeida”, que fica no cruzamento das rodovias Transgarimpeira e Santarém-cuiabá.
A operação foi idealizada pelo comandante do destacamento da PM de “Moraes de Almeida”, Sargento PM Raildo, com o apoio dos Cabos PM Nunes, Vasconcelos, Dávila, Sousa Júnior e Roberto, depois que um traficante tentou subornar os militares em troca de sua liberdade, situação que motivou no planejamento da operação e a consequente prisão do traficante e de seu grupo criminoso, com o qual foram encontradas 58 petecas de crack e 100 gramas da droga, como parte do estoque no ponto de venda de entorpecente, além da quantia de R$ 6.284,00, em dinheiro.
O Tenente Coronel PM Josafá, Comandante Interino do CPR-X, observou que as prisões até agora realizadas, ainda não atingiram nem a metade do previsto; mas, já demonstram que as ações policiais estão dando resultados e não devem parar em toda a região. Somente na sede do município de Itaituba, foram efetuadas detenções de oito pessoas, no momento em que comercializavam drogas em vários pontos da cidade, principalmente na periferia.
Segundo levantamento feito pela Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, o tráfico impera em várias frentes de serviço de garimpagem na região do Tapajós; mas as Polícias, mesmo enfrentando dificuldades, tem conseguido reprimir as ações criminosas. Em outra operação de combate efetivo ao tráfico de drogas do Comando de Itaituba, policiais militares de Novo Progresso prenderam em flagrante uma mulher que estava com cerca de 80 gramas de crack, prontas para serem comercializadas.
A acusada vinha sendo monitorada pela polícia há uma semana e sua captura foi possível graças a ajuda da população, que deu informações de sua atuação criminosa. De posse das informações, a polícia montou uma barreira na estrada e conseguiu prendê-la quando ela retornava para o município. A infratora foi encaminhada para Itaituba para as providências legais.
Ainda por conta ainda da Operação “pó de pedra”, um frentista, morador do bairro “Tom da alegria III”, também foi preso em flagrante quando comercializava drogas em seu local de trabalho: um posto de gasolina. Com o homem, foram encontradas 21 cabeças de pasta base de cocaína e a quantia de R$ 560,00 reais em espécie. Segundo o sargento PM Aurismar, comandante da ação, o infrator já estava investigado e sua prisão era apenas uma questão de tempo. Além do sargento, participaram da ação policial o Cabo PM Verenildo e o Soldado PM Lalter Jung.
Major Leno Carmo - Ascom PMPA
Susipe frustra tentativa
de fuga de presos na Cremação
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informa que durante uma revista surpresa, feita nesta quinta-feira (25), na Central de Triagem da Cremação (Ctcrema), a Assessoria de Segurança Institucional frustrou uma tentativa de fuga, que provavelmente aconteceria neste fim de semana. Os presos pretendiam fugir pelo solário da casa penal. Eles quebraram uma viga de concreto no teto e cerraram grades, que dariam acesso à fuga.
Ao tomar conhecimento sobre a situação, o serviço de segurança solicitou o apoio da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), da Polícia Militar, e esperou que os detentos se retirassem da área do solário, para enfim invadir o bloco carcerário. Durante a ação, não houve resistência por parte dos internos, o que colaborou com a revista, localização e apreensão dos materiais usados para quebrar a parede e cerrar as grades.
Os dois internos envolvidos serão julgados por danos ao patrimônio público e tentativa de fuga. Ninguém será transferido. A central da Cremação tem capacidade para abrigar 80 detentos, mas atualmente custodia 155 presos.

Ascom Susipe

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...