A Fundação Hemopa começa a semana com estoque técnico reforçado, incentivo obtido por conta das 160 doações feitas no último sábado, 6, quando teve início o novo horário de atendimento para coleta de sangue na unidade. Agora o hemocentro estará funcionando para receber doações das 7h30 às 17h.
Os doadores que estiveram no hemocentro no sábado ganharam uma camiseta alusiva ao 33º aniversário da instituição, comemorado no dia 2 de agosto. Para garantir o atendimento transfusional, a direção do Hemopa está incrementando as coletas externas. Nesta terça-feira, 9, de 8h às 16h, a unidade móvel estará no pátio da Igreja de Nossa senhora do Perpétuo Socorro, bairro do Telégrafo, para coletar sangue e efetivar o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. No dia 11, de 8h às 16h, o hemocentro promoverá nova campanha externa, desta vez em parceria com a Prefeitura de Belém.
A ampliação do horário da coleta de sangue aos sábados deverá aumentar o número de doações e garantir maior atendimento transfusional dos pacientes internados na rede hospitalar pública e privada. Segundo a gerente de Captação de Doadores, assistente social Juciara Farias, a idéia é fazer que a doação de sangue se torne um programa de final de semana. “Quem não puder vir ao hemocentro nos dias úteis terá todo o sábado para fazer essa boa ação, acompanhado de parentes ou amigos”, comentou, destacando que o ambiente da coleta no final de semana é descontraído e conta com lanche especial.
Atualmente, o Hemopa tem uma média diária de 250 coletas para cerca de 300 atendimentos transfusionais, possível somente em função do fracionamento da bolsa de sangue total em hemoderivados de plasma, plaquetas, hemácias e crioprecipitado. Isso que dizer que com apenas uma doação é possível beneficiar até quatro pacientes.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; peso acima de 50 kg; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Poderão ser aceitos candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
É necessária a apresentação de documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se estar bem alimentado. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis na faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.
Vera Rojas - Ascom/Hemopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário