Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 03, 2011

Centro de Perícias apresenta números da Operação de Verão 2011

ACom o fim da Operação de Verão 2011, que integrou todos os órgãos de Segurança Pública do Estado, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves anunciou o balanço dos atendimentos feitos no mês de julho e que resultaram em 345 perícias, com laudos já finalizados. Este ano, pela primeira vez foram realizadas perícias de psiquiatria forense numa operação de verão.
A médica Elizabeth Ferreira, coordenadora de psiquiatria forense do CPC, atendeu seis detentos de alta periculosidade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Salinópolis. “Ter incluído a psiquiatria forense no quadro de serviços oferecidos pelo CPC foi fundamental para que pudéssemos ajudar no andamento dos processos judiciais. Foram feitas perícias de avaliação de risco, que analisam se o indivíduo tem condições ou não de sair do regime fechado para o semiaberto”, explica. 
Com uma estrutura nunca antes utilizada nesse tipo de operação, o CPC Renato Chaves  deslocou equipes para as cidades com maior fluxo de veranistas, como Salinas - onde o instituto esteve presente durante todo o mês de julho -, Mosqueiro, Marudá, Salvaterra, Cametá e Bragança. O Centro também fez atendimentos emergenciais em municípios vizinhos àqueles que contaram com postos fixos, a exemplo de Bragança, Capanema, São João de Pirabas, Tracuateua, Augusto Corrêa, Cachoeira do Piriá, Primavera, Marapanim e Cachoeira do Arari.
Participaram da operação cerca de 80 profissionais, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia, auxiliares administrativos e motoristas em todas as localidades, com reforço das equipes aos finais de semana.
No município de Salinópolis foram realizadas 149 perícias, em Bragança 154 e em Marudá foi registrada apenas uma ocorrência de dano ao patrimônio. No distrito de Mosqueiro foram 9 atendimentos, na cidade de Salvaterra 13 e em Cametá 19, totalizando 345 perícias.
A perícia que liderou as ocorrências da Operação de Verão 2011 foi a de lesão corporal, com 191 procedimentos, seguida das veiculares, com 52 e toxicológicas, com 47. Entre os trabalhos realizados também estão as perícias de lesão corporal, conjunção carnal, ato libidinoso, verificação de contágio venério, verificação de gravidez, toxicológico (maconha, pasta base de cocaína, cocaína pura e oxi), local de crime, patrimônio, veicular, engenharia, ambiental, balística, fonética, DNA e datiloscópica.
Para o diretor geral do CPC Renato Chaves, Orlando Salgado Gouvêa, a operação teve saldo positivo. “A integração entre os órgãos da Segup foi fundamental para que o resultado da Operação Verão fosse um sucesso. O trabalho da perícia nas localidades foi pontual, atendendo outras regiões sem deixar a capital desguarnecida”, conclui.

Nil Muniz - Ascom/CPC Renato Chaves

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...