Total de visualizações de página

quinta-feira, agosto 11, 2011

Cohab reinicia obras de Comunidade Providentinos no final de agosto

Ficou marcado para o final do mês de agosto o reinício das obras na Comunidade Providentinos, em Castanhal. A direção da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) esteve na última terça-feira, 9, no canteiro de obras, reunida com membros da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) e líderes comunitários. Eles foram informados sobre o reinício dos serviços e a impossibilidade de cumprimento do prazo acordado anteriormente, que seria 16 de agosto.
Marcos Aurélio, titular da Cohab, declarou que precisa da parceria da comunidade para superar as dificuldades encontradas pela atual gestão no órgão. “Queremos ser parceiros. Estamos com dificuldades e esse é um momento de renegociação, pois existem construtoras que estavam sem receber desde o ano passado”, revelou.
Segundo Eduardo Loureiro, diretor de Urbanização e Construção da Cohab, 32% do empreendimento da comunidade Providentinos, que é um dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), já foram concluídos. Anunciou, ainda, que tão logo os serviços forem reiniciados será implantado um poço provisório para fornecimento de água, a fim de garantir o remanejamento das famílias que se encontram em uma área a ser aberta para novas frentes de trabalho.
Fátima Zeneida, arquiteta da Cohab, fez uma exposição com todo o detalhamento do que foi projetado para a comunidade. Segundo ela, serão 202 unidades habitacionais, que beneficiarão principalmente as famílias que já se encontram na área: 47 ao todo. Setenta e sete casas já estão praticamente prontas, faltando apenas serviços de acabamento. Seis delas foram adaptadas para atendimento da demanda de portadores de necessidades especiais. Estão incluídos no projeto, ainda, os serviços de infraestrutura, como os sistemas viário, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de energia elétrica e iluminação pública.
Salime Jorge Leite, assistente social da Cohab, informou que ainda este mês de agosto será retomado o trabalho social com a comunidade, por meio de cursos, oficinas e palestras, junto a outras atividades de caráter cultural e esportivo. Esse trabalho terá a duração de seis meses e após a conclusão do projeto, prevista para final de 2012, será feita a regularização fundiária.
Marcelo Farias, pastor evangélico da comunidade, ressaltou a falta de segurança e a necessidade de policiamento na área. “Não podemos investir no imóvel onde moramos, pois sabemos que a qualquer momento poderemos sair de lá e vamos ter prejuízo. Mas vivemos inseguros, pois não há como garantir que os bandidos não entrem em nossas casas para tirar o que temos ou pior, que elas sejam totalmente invadidas depois de estare m quase prontas”, alertou.
Outra dificuldade citada pelas lideranças do Movimento de Luta pela Moradia é quanto à limpeza das vias de circulação. Eles solicitaram, ainda, que seja dada prioridade para a contratação de mão-de-obra local quando do reinício das obras, o que vai garantir a geração de emprego e renda para a comunidade.
Ao final da visita, o presidente da Cohab seguiu  para o Comando de Policiamento Regional de Castanhal, chefiado pelo Coronel Fábio Luiz Viana, onde solicitou que fosse feita uma ronda na área da comunidade Providentinos, a fim de atender a reivindicação feita durante a reunião com os líderes comunitários. O comandante da unidade se comprometeu em atender a solicitação e reforçar o policiamento no local.

Rosa Borges - Ascom/Cohab

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...