O segundo dia da etapa final dos Jogos Estudantis Paraenses, o Super-JEPs, teve 25 jogos, sendo que 10 tiveram resultado por W.O, ou seja, pela falta das equipes adversárias. As competições, promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acontecem na Escola Superior de Educação Física, Escola Estadual Avertano Rocha (Icoaraci), Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc e no Complexo Esportivo Maestro Altino Pimenta.
Na Escola Estadual Avertano Rocha, em Icoaraci, o dia foi de jogos para as equipes de Futsal feminino e masculino. A Federação de Futsal do Pará (Fefuspa) apitou os jogos dos estudantes. No masculino, Santarém, que havia perdido o primeiro jogo, venceu Curralinho por 4 a 3. “Essa vitória nos deu um novo ânimo. Se não ganhássemos hoje, teríamos que voltar para a nossa cidade”, comemora Maxwel dos Santos, 14 anos, que joga na defesa do time formado por oito meninos da Escola Estadual Plácido de Castro. “Nunca havia vindo a Belém e eu estou achando uma maravilha. Tenho sonho de ser piloto, mas se surgir a oportunidade de ser jogador eu vou lutar para me profissionalizar”, comenta o atleta, que nunca tinha viajado de avião.
O time do município de Curralinho, que fica na Ilha do Marajó, trouxe dez atletas da Escola Estadual Prado Lopes. Foi a estreia da instituição no Super-JEPs. A viagem, que durou sete horas de barco, ficará marcada na vida dos meninos, que ainda não perderam a esperança de defender o Pará nos Jogos Olímpicos Brasileiros, em setembro. “Ainda tem mais um jogo e nós temos chance de classificação pelo saldo de gols. O negócio é ir com tudo para vencer Tailândia”, diz Willy Lima, 14 anos, que joga Futsal desde os 9. Ano passado, Curralinho foi campeão estadual da competição com uma escola municipal e defendeu o Pará nos jogos nacionais. “Isso pesa, sim, porque temos que defender o título. Nosso maior estímulo é a vontade de ir para João Pessoa”.
O último jogo do dia para a modalidade foi entre Belém e Salinopólis, representados pelas Escolas Estaduais Cordeiro de Farias e Dom Bosco, respectivamente. Salinopólis levou a melhor e venceu o time da capital por 9 a 2. Os jogos de hoje definem os vencedores de cada chave, que irão disputar a final na sexta. No total, 20 municípios participam dos Super-JEPs com alunos na faixa de 12 a 14 anos, provenientes de escolas públicas e privadas. Os vencedores vão representar o Pará nos Jogos Olímpicos Brasileiros, que acontecem em setembro na cidade de João Pessoa (PB).
Elyne Santiago - Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário