Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 03, 2011

Conferência sobre segurança alimentar em Concórdia do Pará

Cerca de 100 agricultores de Concórdia do Pará, no sudeste do estado, estão sendo esperados na II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá nesta quinta-feira (4) no salão da Paróquia de São Pedro, no centro. O evento é promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a prefeitura, sindicato de trabalhadores e sindicato de produtores, entre outras instituições.
A programação inclui debates e construção coletiva de propostas. Às 10h, o engenheiro florestal da Emater Márcio Nagaishi, do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC), conduzirá o painel “Produção Familiar na Perspectiva da Agroecologia como Estratégia de Segurança Alimentar”, em que abordará a importância do cultivo agroecológico, não só em termos de desenvolvimento sustentável, como de possibilidade de enriquecimento nutricional das refeições das próprias famílias agricultoras.
“Plantar, criar, desenvolver agroecologicamente é vantajoso tanto para a sociedade, que tem a oportunidade de praticar o universo da alimentação saudável e desfruta a repercussão ambiental positiva nos ecossistemas, quanto para as famílias produtoras, que podem se alimentar de modo mais qualitativo, com consciência nutricional, e contribuir para a preservação ecológica”, explica. Segundo ele, “o dia a dia no interior” faz um tempo era sinônimo de “qualidade de vida, com ar puro, sem estresse e com comida saudável”.
Ele também alerta para o fato de que a sedução da monocultura superlucrativa, como a do dendê, pode diminuir as áreas plantadas com alimentos e consequentemente a oferta de produtos, provocando alta nos preços. “Por isso também que a Emater sempre defende a diversificação das atividades, com resguardo de uma área para cultivo de alimentos, até para abastecer os lares dos agricultores”, contextualiza.
A partir da apresentação do painel, a Emater coordenará um grupo de trabalho para elaborar um documento sobre o tema. O documento será encaminhado para a organização da Conferência Estadual, programada para setembro, e poderá compor a pauta da Conferência Nacional, que deverá ser realizada em Salvador, na Bahia, em novembro. De acordo com a socióloga da Emater Marli Margareth Chermont, em Concórdia ainda existem sérios problemas na mentalidade de consumo das famílias agricultoras, sobretudo por conta das “facilidades”: “Por exemplo, um criador de galinha caipira pode vender o animal por cerca de R$ 20 reais e, com metade desse dinheiro, comprar um frango inteiro industrializado”, lamenta ela.
Projetos da Emater, completa, não só apóiam a conscientização ambiental e nutricional das famílias, como também despertam-nas para mercados governamentais específicos, como o da merenda escolar. “Aqui no município, algumas associações de produtores já estão fornecendo alimentos, como mel e polpa de frutas, para estudantes da rede pública”, festeja.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...