Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 23, 2011

Encontro reúne cerca de 200 professores em Marabá

Os professores da rede pública estadual de ensino, Elias Gomes, de Matemática, e Clebson Peixoto, de Língua Portuguesa, estão entre os cerca de 200 docentes que participam do Encontro de Educadores da Rede Estadual, no município de Marabá, sudeste do Estado, que começou nesta terça-feira (23) e termina na quarta (24), na Escola Municipal José Mendonça Vergolino, no bairro Velha Marabá.
Os dois trabalham no município de Bom Jesus do Tocantins, também no sudeste do Estado, onde lecionam para alunos indígenas da Escola Estadual Tatahti Kyikatêjê, que atende a cerca de 200 estudantes, sendo 160 no Ensino Fundamental.
Esta é a quinta edição do Encontro de Educadores, que este ano aborda o tema 'Ideb: Contribuições pedagógicas para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública paraense". “Esse evento é importante porque queremos elevar o nível de conhecimento. Os universitários já formados se tornam um referencial para os estudantes que estão chegando”, disse Elias Gomes.
Segundo o professor, já passa de 15 o número de universitários indígenas em cursos como Medicina, Direito e Ciências Sociais. “Nossa expectativa é encontrar novas tecnologias para fazer o diferencial na educação básica”, ressaltou.
Metas - Se o objetivo do encontro é proporcionar reflexões a respeito de elementos teóricos e práticos da Prova Brasil, que resulte na elaboração de propostas de intervenção voltadas à leitura e à resolução de operações matemáticas, Cleberson frisou que “o objetivo do Ideb é também ler e interpretar”.
Na escola da aldeia, que fica a 40 km da sede de Bom Jesus, o docente de Língua Portuguesa, que também leciona Inglês, disse que “a formação ajuda os estudantes a interpretar os textos e a resolver os problemas matemáticos”.
Um total de 1.696 pegagogos, entre professores e técnicos, dos municípios de Santarém, Capanema, Belém, Igarapé-Miri e Abaetetuba, já foram capacitados nos últimos meses pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em Marabá, durante a abertura, Ana Cláudia Hage, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, apresentou detalhes e metas do projeto. Estão envolvidas 425 unidades de ensino, e devem partipar 57 mil alunos da 4ª série/quinto ano, e 8ª série. São 1.500 professores a serem capacitados.
“Nossa meta de público já foi atingida. Isso é bom porque tem mais gente envolvida”, disse Ana Cláudia Hage. Segundo ela, todos os polos têm superado as expectativas, e o relatório permite avaliar a participação dos professores. “O sentimento deles é que fizeram concurso e foram para a sala de aula. Eles (professores) dizem 'estar abandonados'”, contou a diretora, para quem em 2013 o Pará já deverá ter melhores resultados para apresentar no Ideb.
Números – A Seduc quer melhorar o rendimento do Ideb na rede pública estadual, avançando nos resultados da edição 2011 da Prova Brasil, marcada para novembro próximo. Em 2005, o Índice Nacional era 3.8, enquanto a nota atingida no Pará foi 2.8. A média se repetiu em 2007. Em 2009, atingiu 3.7, diferente dos 4.6 do Ideb no Brasil. Em 2011, A expectativa é que o resultado retroceda fique em 3.6, e que seja mantida a pontuação nacional em 4.6.
No primeiro dia, o encontro em Marabá discutiu os índices da educação básica, e contou com mesa temática e análises, além de oficinas para elaboração de itens de Matemática e Língua portuguesa. Para a manhã desta quarta-feira (24), estão previstas novamente oficinas e análises das disciplinas, além das escolhas das questões de provas. À tarde haverá debates e apresentação dos itens elaborados, e programação cultural.
Sérgio Chene – Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...