O público que acompanhou o espetáculo “7 sentimentos capitais – corpos e cidades”, no teatro Margarida Schivasappa, do Centur, se emocionou com a interpretação dos cinco atores que deram voz aos relatos verídicos de crianças e adolescentes abusados sexualmente. Com apoio do governo do estado, a companhia Ensaio Aberto – que também conta com o apoio do governo federal, retratou, nos dias 6 e 7, o cotidiano de menores violentados no Brasil.
Baseado no livro da ex-secretária de Direitos Humanos de Fortaleza, Glória Diógenes, as apresentações sensibilizaram os presentes. A atriz Dira Paes acompanhou o espetáculo teatral, que também recebeu vários adolescentes. “Foi muito tocante, foi uma chamada de atenção. Eles (os atores) souberam usar as palavras para comover o público. Algumas imagens foram exibidas também, mas as palavras ficaram na mente. Eu fiquei muito emocionada e pude perceber que esse momento nos faz refletir sobre a realidade, e nos faz acordar para o fato de que cada vez mais crianças são expostas à violência e ficam presas nesse ciclo de exploração”, lembra a estudante Raquel Faustino.
O Governo do Pará visa a erradicação do problema e sensibiliza a população paraense a denunciar casos ainda desconhecidos, para que o enfrentamento se torne cada vez mais efetivo. “Nas duas apresentações, muitos adolescentes compuseram a plateia, e isso é importante para a tomada de consciência do problema e também ao fato de darmos mais valor à família e à vida – pois muitos dos abusados sonhavam com uma casa e uma família feliz. Além disso, muitos deles (presentes na plateia) se colocaram nos lugares daquelas crianças e perceberam o quanto eles (os menores abusados sexualmente) sofrem com a violência”, ressalta a assessora de Políticas dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leila Silva.
Ellyson Ramos – Ascom Sejudh
Nenhum comentário:
Postar um comentário