Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 24, 2011

Fundação Curro Velho promove oficina de arte pública em Marabá

Começa nesta sexta-feira, 26 de agosto, uma oficina de impressão serigráfica que integra o projeto Arte Pública Planta Cultura, da Fundação Curro Velho, que será desenvolvido no município de Marabá, durante a visita do Governo Itinerante, no período de 28 de agosto a 01 de setembro. O projeto é uma realização do Governo do Pará, por intermédio da Fundação Curro Velho, vinculada à Secretaria Especial de Promoção Social, e tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Em Marabá, o projeto Planta Cultura escolheu como tema a castanheira, espécie comum naquela região. “A arte pública propõe desvendar a imagem simbólica da castanheira em intervenções contemporâneas, conceitualmente concebidas, sob a imensa paisagem afetiva contida na memória coletiva da cidade de Marabá. A castanheira, uma planta nobre, imponente e frondosa, adaptada ao solo da região sul do Pará e atualmente em risco de extinção, é o emblema escolhido a gerar criatividade e sentimento solidário em prol da vida”, ressalta o diretor de Extensão da Fundação Curro Velho, Walter Figueiredo.
Walter Figueiredo explica ainda que no “imaginário poético, expresso na linguagem artística, a planta ressurge na cena da cidade para dialogar com as pessoas sobre princípios comuns, como a generosidade, a sombra, a acolhida, a força, a retidão de caráter, a serenidade, a persistência, a flexibilidade, o afeto e o apoio”.
Oficinas – A partir de sexta-feira, 26, será ministrada na Fundação Casa da Cultura de Marabá a oficina de impressão serigráfica. Os instrutores serão Marcílio Costa, Paulo Nunes e Arthur Souza. Serão formadas duas turmas - manhã e tarde - que devem reunir jovens, educadores, produtores e realizadores culturais.
A oficina pretende dar um enfoque técnico conceitual, apresentando a impressão serigráfica como um instrumento revelador, desenvolvida em atelier livre. “Pretendemos fazer uma campanha simbólica como marco visual de reapresentação e criação artística. O resultado do trabalho será mostrado em espaços abertos, possibilitando a acessibilidade e democratização da arte, para que o público possa interagir com ela”, pontua Walter.
A oficina de impressão serigráfica será realizada no período de 26 a 30 de agosto, na Fundação Casa da Cultura de Marabá – Folha 31, Quadra Especial, Lote 01 – Bairro Nova Marabá. Informações pelos telefones (94) 3322-2315/4176 – E-mail: fccmaraba@hotmail.com

Andreza Gomes - Ascom/Fundação Curro Velho

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...