Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 22, 2011

Gestante de Anapu é atendida em novo espaço do Hospital de Clínicas

Moradora do município de Anapu, na região da Transamazônica, a mais de 370 quilômetros de Belém, Magnogleide Silva Viana, 27 anos, usufruiu nesta segunda-feira (22) de todos os benefícios do novo Espaço PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (23), no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Magnogleide, que é ostomizada por causa de complicações no trato gastrointestinal, deu à luz Nicole, no Centro Obstétrico do HC, após enfrentar uma gravidez de risco e tentar um leito em outros hospitais.
“A Nicole é um milagre!”, disse a avó da criança, Ila da Silva Santos, logo após o nascimento, na madrugada de segunda-feira. No PPP, a mãe recebeu os procedimentos destinados a proporcionar o máximo de bem-estar à gestante e ao bebê. Já no quarto, acalentando a neta, Ila Santos avaliou o novo espaço. “É ótimo. Minha filha foi muito bem atendida. Estamos muito felizes”, disse ela.
O Espaço PPP do Hospital de Clínicas começou a funcionar em maio deste ano. O investimento na obra foi de R$ 141 mil, com recursos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e dos Fundos Estadual e Nacional de Saúde. A equipe que atua no espaço é formada por 14 obstetras, 12 neonatologistas, anestesistas, uma psicóloga, duas assistentes sociais, sete enfermeiras e 15 técnicos em enfermagem, que também realizam outras atividades no Centro Obstétrico.
A inauguração oficial contou com a presença do secretário de Saúde, Helio Franco, da representante do Ministério da Saúde, Rita Viana, da diretora-presidente da FHCGV, Ana Lydia Cabeça, e de outras autoridades.
Planejamento - Em seu pronunciamento, o secretário disse que “tudo o que diz respeito à saúde da mulher, da criança e da gestante, deve ser priorizado”. Ele também ressaltou a importância do planejamento familiar. Segundo Helio Franco, durante o período em que foi gestor da Santa Casa de Misericórdia constatou que 80% das gestantes disseram que a gravidez era indesejada.
Segundo o secretário, é meta do Estado diminuir os índices de mortalidade durante o parto. “Vamos tentar diminuir este índice para apenas um dígito, dentro de pelo menos uma década”, informou. Para isso, lembrou Helio Franco, é preciso diminuir fatores de risco, como a gravidez de adolescentes, que representa hoje cerca de 30% das gestações atendidas pela rede pública de saúde.
Rita Viana ressaltou a qualidade do atendimento prestado pelo Hospital de Clínicas aos pacientes, e frisou que a inauguração do PPP consolida um compromisso com o direito das mulheres a um parto humanizado. “Este é um momento de emoção ímpar”, declarou.
Ana Lydia Cabeça destacou a importância da parceria entre Sespa e Ministério da Saúde, que levou à inauguração do PPP. Ela ressaltou, ainda, o aprendizado oferecido pelo novo espaço, e o projeto de formação de doulas (pessoas da própria comunidade que ajudam a equipe médica durante os partos).
Humanização - Gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam o direito de escolher, entre amigos e parentes, alguém de sua confiança para estar presente na sala de parto e no pós-parto. A medida faz parte de uma série de ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade do atendimento às gestantes e humanizar os partos. A portaria que regulamenta a Lei 11.108, de abril de 2005, estabeleceu um prazo de seis meses para os hospitais adaptarem suas instalações e procedimentos à nova regra.
No PPP o ambiente proporciona bem-estar às pacientes, com paredes coloridas e músicas suaves. Os quartos têm espaço suficiente para que a mulher se movimente à vontade, buscando posições que aliviem a dor, e banheiros onde ela pode tomar banhos quentes e relaxantes – o que atenua o desconforto da espera. As mulheres também podem optar pela posição que lhes for mais confortável – até mesmo o parto dentro d’água.
Segundo os médicos, o trabalho de parto tem um papel fundamental no desenvolvimento dos pulmões das crianças. As contrações liberam substâncias que ajudam na maturação do pulmão do bebê e estimulam os movimentos de sucção, melhorando a qualidade da amamentação.
Felipe Gillet - Hospital de Clínicas

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...