Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 10, 2011

Intermediação de mão de obra aumenta colocação no mercado de trabalho no Pará

Trabalhadores em busca de novas ocupações, desempregados, portadores de necessidades especiais, idosos ou indivíduos à procura do primeiro emprego podem participar da Intermediação de Mão de Obra (IMO), que no Pará é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), por meio da Casa do Trabalhador/Sine (Sistema Nacional de Emprego). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define como a intermediação de mão de obra o ato de cruzar a necessidade de preenchimento de um posto de trabalho com a de um trabalhador que procura por uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.
Para isso, o Sistema Nacional de Emprego obtêm as informações sobre as exigências dos empregadores que disponibilizam as vagas nos postos de atendimento do SINE, na capital e interior do Estado. Dessa forma, o Governo do Estado busca a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador quanto para o empregador. A intermediação ajuda a reduzir o desemprego e contribui para que os postos de trabalho vagos não sejam extintos ou que não venha a ocorrer agregação de ocupação por dificuldades no preenchimento das vagas.
A Casa do Trabalhador/Sine possui dois bancos de dados: um com o cadastro das empresas que ofertam as vagas de trabalho e reúne informações sobre as exigências dos empregadores, e outro que reúne o cadastro de desempregados ou trabalhadores em busca de uma nova vaga no mercado, com o perfil de suas potencialidades e experiências profissionais. Segundo Raimundo Alves Camelo, coordenador de Intermediação de Trabalho e Emprego da Seter, “com o perfil da vaga e o perfil do trabalhador fazemos o cruzamento dos bancos de dados”. Ele explica “que essa dinâmica revela a responsabilidade do encaminhamento por parte do Sine, o que gera credibilidade do empregador e do empregado que conseguiu a colocação ou recolocação”.
Inscrição – Podem participar do programa de Intermediação de Mão de Obra todos os trabalhadores que buscam o Sine à procura das ações que compõem o Programa do Seguro-Desemprego, inclusive candidatos com necessidades especiais. “O essencial é que possamos descobrir quem é aquela pessoa que estamos atendendo e a sua verdadeira pretensão”, explica Camelo. Ainda segundo ele, são encaminhados todos os candidatos selecionados, de acordo com o perfil das vagas existentes no mercado de trabalho, oriundos de inscrições realizadas pelo Sine. A colocação ou recolação no mercado de trabalho formal é um resultado positivo do processo de intermediação da mão de obra.
Inclusão social – Com o objetivo de realizar um trabalho de inclusão social, o Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), da Seter, atende a pessoas portadoras de necessidades especiais, que também participam da Intermediação de Mão de Obra, para encaminhamento ao mercado de trabalho. Essa clientela tem acesso prioritário a atendimentos médico, odontológico e psicológico, assistência social, além de cursos profissionalizantes, como informática básica.
Além dos candidatos, os cuidadores e acompanhantes também podem participar da capacitação. No primeiro semestre de 2011, mais de seiscentas vagas foram ocupadas por pessoas com vários tipos de necessidades especiais no Pará, nos setores do comércio, serviços, indústria, transporte e construção civil. E o setor que mais empregou foi o de serviços.
Segundo Raimundo Camelo, nem todos os postos do Sine oferecem vagas de trabalho em todo o Estado. “Com a implantação do novo sistema “Mais Emprego”, do Ministério do Trabalho, foi feito um zoneamento do Estado, abrangendo o atendimento a todos os 143 municípios paraenses. Os postos oferecem vagas para cada uma das áreas zoneadas, que podem ser encaminhadas para outras cidades do Pará e até para fora do Estado”, explica Camelo. Veja a relação abaixo:
Zoneamento do Portal Mais Emprego - Pará/2011
ZONA 1 – METROPOLITANA
Sine Marambaia
Sine Pará (Casa do Trabalhador)
Sine Guamá (SACI)
CIIC (Centro Integrado de Inclusão e Cidadania)
TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
Estação Cidadania do Jurunas
Sine Ananindeua
Posto Marituba
Municípios agregados: Benevides e Santa Bárbara do Pará
ZONA 2 – VIGIA
Sine Vigia
Municípios agregados: São Caetano de Odivelas, Colares, Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá
ZONA 3 – CASTANHAL
Sine Castanhal
Municípios agregados: Santa Maria do Pará, Inhangapi, Curuçá, Terra Alta, São João da Ponta, São Francisco do Pará, Marapanim, Magalhães Barata, Maracanã, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá e São Domingos do Capim
ZONA 4 – CAPANEMA
Sine Capanema
Municípios agregados: Salinopólis, Santarém Novo, São João de Pirabas, Primavera, Tracuateua, Quatipuru, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Bonito, Santa Luzia do Pará, Bujaru (Rio Capim), Concórdia do Pará (Rio Capim) e Acará (Tocantins)
ZONA 5 – BRAGANÇA
Sine Bragança
Municípios agregados: Viseu, Augusto Corrêa e Cachoeira do Piriá
ZONA 6 – PARAGOMINAS
Sine Paragominas
Municípios agregados: Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Ourém, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Tome-Açu e Ulianópolis.
ZONA 7 – RONDON DO PARÁ
Sine Rondon do Pará
Municípios agregados: Abel Figueiredo, Dom Eliseu e Bom Jesus do Tocantins (Carajás)
ZONA 8 – MARABÁ
Sine Marabá
Sine Itupiranga (Tucuruí)
Municípios agregados: São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia e Nova Ipixuna
ZONA 9 - PARAUAPEBAS
Sine Parauapebas
Sine Canaã dos Carajás
Municípios agregados: Curionópolis, Eldorado do Carajás, Piçarra e São Geraldo do Araguaia
ZONA 10 - SÃO FÉLIX DO XINGU
Sine São Félix do Xingu
ZONA 11 – TUCUMÃ
Sine Tucumã
Sine Ourilândia do Norte
Municípios agregados: Água Azul do Norte, Sapucaia e Xinguara
ZONA 12 – REDENÇÃO
Sine Redenção
Sine Conceição do Araguaia
Municípios agregados: Cumaru do Norte, Bannach, Rio Maria, Pau D’Arco, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia
ZONA 13 – ITAITUBA
Sine Itaituba
Municípios agregados: Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Aveiro e Rurópolis
ZONA 14 – ALTAMIRA
Sine Altamira
Sine Uruará
Municípios agregados: Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu
ZONA 15 – TUCURUÍ
Sine Tucuruí
Sine Breu Branco
Sine Goianésia do Pará
Municípios agregados: Pacajá, Novo Repartimento e Jacundá
ZONA 16 – TAILÂNDIA
Sine Tailândia
ZONA 17 – ABETETUBA
Sine Abaetetuba
Sine Barcarena
Sine Vila dos Cabanos
Municípios agregados: Moju, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Oeiras do Pará, Mocajuba e Baião
ZONA 18 – PONTA DE PEDRAS
Sine Ponta de Pedras
Municípios agregados: Muaná e São Sebastião da Boa Vista
ZONA 19 – CACHOEIRA DO ARARI
Sine Cachoeira do Arari
Sine Santa Cruz do Arari
Municípios agregados: Salvaterra, Soure e Chaves
ZONA 20 – BREVES
Sine Breves
Municípios agregados: Afuá, Anajás, Bagre, Curralinho, Melgaço e Portel
ZONA 21 – ALMEIRIM
Sine Almeirim / Posto Monte Dourado
Sine Monte Alegre
Municípios agregados: Gurupá, Porto de Moz e Prainha
ZONA 22 – SANTARÉM
Sine Santarém
Sine Belterra
Município agregado: Mojuí dos Campos
ZONA 23 – ALENQUER
Sine Alenquer
Município agregado: Curuá
ZONA 24 – ORIXIMINÁ
Sine Oriximiná
Sine Óbidos
Sine Juruti
Municípios agregados: Faro e Terra Santa

Rusle Mendes - Ascom/Seter

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...