Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 09, 2011

Mais de 600 estudantes da capital e do interior disputam o Super Jeps

Mais de 600 estudantes participarão da etapa final dos Jogos Estudantis Paraenses, o chamado Super-JEPs. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de segunda-feira, 8, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). De acordo com a coordenadora do NEL, Ana Glória Nascimento, 20 municípios enviaram representantes, todos alunos de escolas públicas e privadas com idades entre 12 e 14 anos. Eles terão a oportunidade de disputar uma vaga em sete modalidades para os Jogos Olímpicos Brasileiros, que serão realizados em João Pessoa (PB) no mês de setembro.
Ingrid Nery, 14 anos, competirá pelo time de voleibol feminino do Colégio Impacto de Belém. “Essa é a segunda vez que eu participo. Ano passado representei minha escola em Fortaleza e ficamos em quarto lugar. Creio que esse ano vamos conseguir melhores colocações, talvez até o primeiro lugar”.
Pela primeira vez em Belém, a delegação de Futsal masculino da Escola Estadual Plácido de Castro, de Santarém, viajou três dias de barco para realizar o sonho de oito meninos. “Eu acho que temos boas chances de chegar ao primeiro lugar”, aposta Jhony Roberto Cunha, 19 anos, auxiliar técnico do time e que já representou o município como atleta. A chefe da delegação santarena, Raulam Medeiros, afirma que todos os atletas são orientados a ter notas e frequência escolares boas para continuar treinando. “Eles são muito bem aplicados e gostam do que fazem”.
Estiveram presentes o secretário adjunto de Logística Escolar, José Croelhas, representando o secretário de Estado de Educação, Claudio Ribeiro; o secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto, e o gerente de regionalização do Pro Paz, Jorge Bittencourt, representando a coordenadora do Programa, Izabela Jatene.
Para Nilson Pinto, não se pode dissociar o esporte da educação. “A formação educacional não se completa apenas com o trabalho intelectual. Não existe mente são sem corpo são. A formação integral do homem requer o trabalho intelectual e a formação física tem no esporte o fomento essencial. O esporte é um instrumento de paz, e por isso nós procuramos incentivar o desenvolvimento dessa prática”.
O secretário especial de Promoção Social anunciou que em março de 2012 o Pará será sede do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, com a presença de atletas de todos os países da América do Sul. Para o secretário José Croelhas,  o Super-Jep's é também um momento para formar estudantes e trocar experiências."A integração é algo a destacar nesse evento. Isso possibilita a troca de informações e de experiências, além de estimular a prática de esportes e a construção de amizades. O evento é ímpar. Durante muito tempo esses alunos vão lembrar dessa experiência, pois ela ajudará na formação deles", salientou.
Na ocasião, Jorge Bittencourt destacou alguns resultados obtidos a partir da associação entre educação, esporte, cultura e arte. "Esses são alicerces básicos para tirarmos os nossos jovens das páginas policiais. Em seis meses, mais de 6 mil estudantes participaram das etapas regionais, realizadas em sete municípios do Estado. Os jogos da etapa final do JEP's acontecerão até o próximo sábado (13).

Sérgio Chene - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...