Foram cerca de 190 inscritos e destes, 154 selecionados em todo o Estado. Esse é o resultado do edital para cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará. O processo foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Programa Telecentros.BR. O objetivo é ampliar o atendimento das demandas para implantação de Infocentros do Navegapará no Estado. Os candidatos selecionados receberão bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) no valor de R$ 241,50 e com duração de 12 meses.
Os inscritos foram avaliados nos seguintes critérios: histórico de atividades de trabalho voluntário desenvolvidas na comunidade que reside, tempo de trabalho em Telecentros ou Infocentros, curso básico de informática em software livre e experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no Telecentro ou Infocentro. No total, os candidatos poderiam obter o máximo de 18 pontos.
Segundo Lyanny Araújo, Assessora do Programa Navegapará, "a convocação será feita por email de acordo com a ordem de classificação e necessidades definidas pela Coordenação do Programa Telecentros.BR". Além de atuar no atendimento ao público no espaço do infocentro, o monitor deverá participar do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital.
O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade, na qual o monitor está inserido. “Além de tudo o que aprendi no curso, ser monitora de infocentro me possibilita compartilhar esses conhecimentos para a comunidade local, que passa a se apropriar das novas tecnologias em benefício do seu dia a dia”, destaca Janaína Santana, monitora do Infocentro da Famcos, em Santarém.
Raphael Freire - Ascom/Secti
Nenhum comentário:
Postar um comentário