Há um mês o serviço de hemodiálise do Hospital Regional Público da Transamazônica, localizado no município de Altamira (oeste do Pará), ganhou reforço de mais 12 máquinas. Equipada até então com 7 aparelhos de diálise, a unidade operava deficitariamente por não conseguir suprir a demanda de pacientes, vindos de toda a região do Alto Xingu. A instalação das novas máquinas garantiu a expansão da capacidade de atendimento, que passou de 44 para 114 pacientes.
“Antes estávamos atendendo acima da capacidade e, mesmo assim, muitos pacientes tinham que ficar na fila de espera por uma máquina. Agora estamos com um número muito maior de vagas e todos os pacientes que chegam em busca do serviço são atendidos”, explicou Leonardo Rodrigues, nefrologista do hospital.
O serviço de excelência prestado pelo Hospital Regional de Altamira fez com que o órgão recebesse o certificado de qualificação da “Acreditação Hospitalar”, conquistando o título de “Hospital Acreditado Nível I”, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), ligada ao Ministério da Saúde. A unidade é a única da rede de saúde pública com este selo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “A qualidade do serviço de hemodiálise prestado em Altamira é a mesma de hospitais renomados do Sul e Sudeste. Temos equipamentos modernos e uma estrutura confortável para os pacientes”, ressaltou o nefrologista.
Para quem faz o tratamento no hospital, a ampliação do serviço trouxe inúmeros benefícios. “O tratamento agora está 100%. Não preciso mais ir a Belém três vezes na semana. Foi um alivio para o meu bolso e para minha saúde”, declarou o paciente Cícero Galvão, 57 anos, que antes tinha que viajar à capital para poder dar continuidade ao tratamento. Na mesma situação que ele, viviam outros 30 pacientes que só tinham acesso à diálise m Belém.
Bruna Campos – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário