Considerada a maior operação policial do atual governo, a Operação “Eirene” iniciou às 9h da manhã, desta quarta-feira, 10. Neste momento, tropas do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Missões Especiais (CME), da Polícia Militar, e dezenas de equipes da Polícia Civil (Delegacia de Polícia Metropolitana, Grupo de Pronto Emprego, Divisão de Repressão a Entorpecentes, Delegacia de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos Automotores e Delegacia de Polícia Civil da Sacramenta) ocuparão os bairros do Barreiro, Sacramenta e Telégrafo, executando, simultaneamente, diversas ações preventivas e repressivas de combate à violência e à criminalidade naquela área da Região Metropolitana de Belém – Operação Barreira, Operação Incursão, Operação Saturação e Operação Hypnos.
O posto de comando da operação está montado na Praça do Jaú, na avenida Senador Lemos, onde também está instalada uma Delegacia Móvel e o serviço Disque-Denúncia da Polícia Civil (181). Os crimes de roubo, homicídio, tráfico de drogas e lesão corporal são os principais focos da Operação “Eirene”, que visa promover a ostensividade da ação policial nas áreas de grande incidência de criminalidade.
Cerca de 500 pessoas participam da operação, entre agentes de segurança, técnicos, peritos criminais e agentes de trânsito, que reúne os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Estratégico Integrado, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento Estadual de Trânsito, Superintendência do Sistema Penitenciário, Companhia de Transportes de Belém, Guarda Municipal e Ordem Pública (Secretaria Municipal de Economia, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
O lançamento da operação vai contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes Rocha, o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Solano e o Delegado Geral da Polícia Civil, Nilton Atayde. Segundo Tom Farias, do Centro Estratégico Integrado de Governo (CEI), que organizou a operação, o sucesso da investida contra a criminalidade está na capacidade de organização de informações e na integração dos diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública. "Foi uma operação diferenciada, no intuito de preservar a integridade da comunidade dos três bairros atingidos".
Ione Coelho, diretora de Policiamento da Capital, confirmou que a ação da polícia vai ser de "ocupação, saturação, prevenção e cidadania". Os resultados da operação "Eirene" serão apresentados no final do dia.
Lene Alves - Ascom Segup
Nenhum comentário:
Postar um comentário