O Hospital Ophir Loyola vem dando uma atenção especial aos pacientes - e acompanhantes - que precisam aguardar atendimento da sala de espera do ambulatório. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e acolhê-los em suas necessidades e singularidades, valorizando a humanização das práticas de saúde. Para isso são desenvolvidas ações socioeducativas sobre o câncer e suas formas de prevenção, assim como outras doenças. Exposições, distribuição de materiais educativos, exibição de vídeos e explanação dialogada, com a participação dos usuários para esclarecimento de dúvidas, serão realizadas semanalmente, por diversos setores, durante todo o ano.
Esta semana o setor responsável pelas ações é a Divisão de Nutrição. A nutricionista Waldimaria França, juntamente com sua equipe, montou um mini supermercado no ambulatório do Hospital para avaliar os hábitos alimentares, orientar os usuários para uma alimentação saudável e a correta manipulação dos alimentos. “A população não tem o costume de ler rótulos, muitos alimentos industrializados tem em seu conteúdo sódio e gordura elevados, e eles desconhecem essa situação. Nós montamos essa estrutura a fim de alertá-los para a importância de adotarem hábitos saudáveis na alimentação. Assim, na hora em que forem fazer supermercado saberão o que é melhor para o consumo”, esclareceu.
Uma alimentação saudável é fundamental para que o organismo funcione bem. Além de diminuir o estresse e ansiedade, combate doenças e auxilia na recuperação de pacientes em tratamento de várias doenças. Maria do Carmo Nascimento, que acompanha o marido Francisco Nascimento ,71, no tratamento contra um câncer de próstata no HOL, aprovou a iniciativa. “Isso é muito bom! Muita gente não tem conhecimento, antes da doença do meu marido, o cardápio era carne assada de panela, com bastante cebola e molho shoyu. As pessoas precisam de uma orientação, e eu só tive essa orientação através da dor. Quando meu marido adoeceu nos indicaram a nutricionista e ela nos alertou”, afirmou.
As atividades fazem parte do Plano de Ação do Hospital Ophir Loyola e se estenderão para outras salas de espera do Hospital, como a da Unidade de Atendimento Imediato (UAI), recepção, Divisão de Diagnóstico por Imagem e laboratórios. As ações ocorrerão de acordo com as características de cada um desses espaços, como perfil de atendimento e infraestrutura física.
Lívia Soares - Ascom/HOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário