A Prefeitura de Juruti está à disposição do governo do Estado para colaborar com a Operação Mamuru, garantiu o vice-prefeito Marco Aurélio do Couto, na noite desta quarta-feira (10), ao receber os agentes ambientais e de segurança pública que integram a operação. O objetivo do governo é desocupar uma área de 33 mil hectares na gleba Curumucuri, a 50 quilômetros de Juruti, região do Baixo Amazonas, oeste do Estado, onde está sendo implantado o primeiro centro de treinamento de manejo florestal do Pará.
No encontro com os agentes, Marco Aurélio do Couto disse que moradores da cidade gostariam de obter mais informações sobre as ações realizadas na gleba. “Alguns proprietários de serrarias e fábricas de móveis nos procuraram e queriam saber o que estava ocorrendo”, disse o vice-prefeito.
O coordenador da operação, Pedro Bernardo, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), informou que os madeireiros que procuraram a Prefeitura estão em dia com a concessão de exploração e não se enquadram no perfil procurado pelos integrantes da operação, que visa combater a atividade extrativista ilegal.
De acordo com Eric Bruno, gerente de Projetos de Assentamentos do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a Prefeitura de Juruti pode colaborar com informações para o andamento da operação, que se baseia em imagens colhidas por um sistema de monitoramento via satélite.
Thiago Melo – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário