Total de visualizações de página

sexta-feira, agosto 26, 2011

Primeira etapa da revitalização do Centro Comercial de Belém começa segunda-feira

Fachadas de prédios antigos reveladas, rua coberta, melhoria da infraestrutura urbana, paisagismo, mais espaço e mais segurança para caminhar pelas ruas do Comércio são algumas das novidades oferecidas à população da capital paraense com o Projeto de Revitalização do Centro Comercial.
 Em uma iniciativa inédita da Prefeitura de Belém, começa a ser executada nesta segunda-feira (29), a partir das 07h30, a primeira etapa do projeto. A ação consiste no ordenamento e remanejamento dos vendedores ambulantes que atuam na rua Santo Antônio para os espaços definidos pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceria com a Associação dos Trabalhadores Informais do Centro Histórico de Belém e o Sindicato dos Trabalhadores do Mercado Informal de Belém.
 Barracas e equipamentos instalados na Rua Santo Antônio serão alocados na Praça Barão de Guajará e no Espaço Salmo 28, ambos localizados no Comércio. O remanejamento será feito de forma gradual e compreenderá o perímetro entre a Travessa Frutuoso Guimarães e a avenida Presidente Vargas. Dos 170 vendedores ambulantes que atualmente ocupam a rua Santo Antônio, cerca de 100 ficarão provisoriamente instalados na Praça Barão de Guajará, com prioridade para os mais antigos, de acordo com a definição da Associação e Sindicato da categoria. O restante ocupará o espaço Salmo 28, localizado na Rua 28 de Setembro, próximo à Presidente Vargas.   
 Revitalização - A proposta do projeto é oferecer melhorias nas vias públicas, ampliando o fluxo de pessoas e dos negócios que movimentam o Centro Comercial, beneficiando também os vendedores ambulantes. A primeira fase da ação acontecerá na Rua Santo Antônio. Os ambulantes passarão a ocupar espaços montados pela Prefeitura na Praça Barão do Guajará e na Rua 28 de Setembro, que terá estrutura específica incluindo barracas individualizadas, cobertura única e banheiros públicos.
 Com o remanejamento dos ambulantes, a Santo Antônio ficará livre para a execução do projeto de revitalização, e receberá a primeira rua coberta de Belém, no trecho entre a avenida Presidente Vargas e a Travessa 1º de Março. Já na avenida João Alfredo, o remanejamento dos 220 ambulantes será concluído até outubro deste ano. Parte deles passará a ocupar o Espaço Shopping Real, na João Alfredo com a Campos Sales.
 Quando os ambulantes estiverem devidamente instalados e as vias desocupadas, começará, então, o processo de revitalização das fachadas dos prédios. Esse trabalho será de responsabilidade dos lojistas da via dos mercadores, que aceitaram a proposta da Prefeitura e também participaram das reuniões que definiram o projeto. Além da revitalização, todos terão que adaptar seus letreiros de acordo com a regulamentação da Secon.
 Há três meses a Secon realiza uma série de reuniões firmando parcerias com lojistas e ambulantes, para que o Projeto de Revitalização das ruas João Alfredo e Santo Antônio seja executado em comum acordo. A expectativa é que o projeto seja concluído até o mês de dezembro para que a população possa aproveitar o Centro Comercial revitalizado na hora das compras de fim de ano.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...