Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 10, 2011

Projeto desenvolvido na rede de ensino melhora qualidade de vida de pacientes

A Fundação Hemopa, através da Gerência de Serviço Social do Ambulatório de Pacientes (Geses), está desenvolvendo uma iniciativa inovadora na rede ensino Fundamental e Médio da Região Metropolitana de Belém (RMB), com a execução do projeto “Vida Educa”, que tem a finalidade de estimular o diálogo com o corpo docente dessas instituições, nas quais os pacientes em idade escolar atendidos pelo hemocentro estão inseridos, sobretudo, os portadores de hemofilia e doenças falciformes. De maio a junho deste ano, foram envolvidas cinco escolas, por meio de 20 visitas com 16 reuniões e palestras educativas.
Segundo a gerente do serviço, a assistente social Cristina Santos, o projeto tem como foco específico a internalização de informações claras e corretas sobre as patologias dos alunos portadores de doenças hematológicas. “Nossa intenção é esclarece e orientar os profissionais dessas escolas, proporcionando uma melhor assistência e encaminhamento desses educandos para o atendimento médico especializado”, explicou, destacando que o hemocentro dispõe de equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas, fisiatras, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, odontólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem”, destacou.
De acordo com ela, atualmente o Hemopa possui cerca de 20 mil pacientes cadastrados e com atendimento ativo, desse total, 444 são hemofílicos e 584 doentes falciformes. De maio a junho, o projeto foi executado nos seguintes estabelecimentos de ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular: Escola “Vera Simplício”, do bairro do Telégrafo; Escola “Santos Dumond”, no bairro do Guamá; Escola “Carrossel”, do bairro da Pedreira; Escola “Florestan Fernandes”, do bairro do Parque Verde, em Ananindeua; Escola “ Paraguatinga Barata”, no bairro Val de Cães. Para o segundo semestre deste ano já está agendado o envolvimento de mais oito escolas no“Vida Educa”.
O que é Hemofilia: É um distúrbio hereditário que se origina de um defeito da coagulação sanguínea, provocando sangramento. A doença tem dois tipos mais comuns: o tipo A, mais frequente, é devido a deficiência Fator VIII (FVIII). A Hemofilia B ocorre em função de uma deficiência do Fator IX (FIX), ambos afetando quase exclusivamente os homens.
O que é Doença Falciforme: a doença falciforme é hereditária, transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. A criança com anemia falciforme apresenta má-formação das hemácias, que se assemelham a foices. Esse tipo de anemia é predominante na população negra. Porém, como no Brasil há miscigenação de raças, é comum também encontrar pessoas de pele branca acometidas pelo problema.
Serviço: atendimento médico: de 2ª a 6ª-feira, de 7h às 17h. Agendamento de consulta por telefone: de 2ª a 6ª-feira, de 10h às 12h, e das 15h às 17h. O Hemopa espera por você na Trav. Padre Eutíquio, 2109. Mais informações: 08002808118.
Vera Rojas - Ascom Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...