Saber os cuidados que devemos ter com fraturas, sinais vitais, verificação da pressão arterial do pulso e temperatura, técnicas de imobilização, anatomia do corpo humano, hemorragias, transporte de feridos, parada cárdio-respiratória, queimaduras, técnicas de imobilização, ABC do trauma e OVACE (Obstrução de Vias Aéras por Corpo Estranho). Essas são as lições que várias crianças aprendem com o Serviço de Atendimento Móvel (Samu-192) de Belém, por meio do projeto dos Socorristas Jr, que retornaram às aulas na noite dessa terça-feira (09).
O projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) incentiva os aprendizes das técnicas de imobilização e identificação de fraturas, a passarem estes conhecimentos adiante, além de ser um alerta às crianças e adultos sobre os riscos e prejuízos causados pelos trotes que o SAMU recebe diariamente em sua central de atendimento, orientando sobre a forma correta de acionar o serviço.
A primeira turma, que iniciou os treinamentos no mês de maio, recebeu o certificado de conclusão em 13 de junho. De acordo com o diretor Geral do Samu, José Guataçara, apesar dos alunos já terem se formado, eles agora retornam uma vez por semana para relembrarem do que aprenderam no curso. “Nós costumamos fazer este retorno para que eles não se esqueçam do que ensinamos e também porque os encorajamos a fazerem o chamado “plantão”, que é quando a turma se apresenta em algum lugar, dando uma espécie de palestra, para repassarem o conhecimento a outras pessoas”. Disse.
Ainda segundo o diretor, o Serviço pretende criar um projeto para idosas, que terá o nome de “Vovós Socorristas”. “O projeto tem o mesmo objetivo dos Socorristas Jr., ensinaremos também a lidar com os primeiros socorros, porém os alunos dessa vez serão idosas interessadas em aprender nossas técnicas”, explicou o médico.
Andreza, de 9 anos, é uma das pequenas socorristas satisfeitas em participar do projeto. “Eu gosto de fazer parte da turma do Samu, porque já aprendi muita coisa aqui. Os nossos professores nos ensinam a salvar vidas. Depois eu ensino o que eu aprendo pra todo mundo de casa e pros meus amigos.”
A turma dos Socorristas Jr conta atualmente com 26 crianças, de 08 a 10 anos, filhos de funcionários e membros da comunidade, que estão capacitados a realizar socorros básicos em urgência e emergência. Além das aulas semanais, os socorristas já realizaram apresentações, repassando seus conhecimentos em primeiros socorros no Museu, Bosque, Ilha de Mosqueiro, Barreira da Polícia Rodoviária de Ananindeua, entre outros.
Texto: Denise Silva - Ascom/Sesma
Nenhum comentário:
Postar um comentário