A Rede de Estações Meteorológicas Automáticas ou Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) serão ampliadas no Pará, com a instalação de duas novas unidades, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Agência Nacional das Águas (ANA). A cobertura será ampliada com novos pontos em Mosqueiro e em um bairro estratégico na Região Metropolitana de Belém.
Também está prevista, para setembro ou outubro, a instalação de uma Estação Hidrométrica – medição do nível do rio e de chuvas – para a região do rio Capim, em torno dos municípios de Goianésia do Pará e Paragominas. Segundo o gerente da Diretoria de Recursos Hídricos da Sema, Saulo Carvalho, as novas unidades meteorológicas vão fortalecer o monitoramento e a previsão de tempo e clima.
Elas também vão fornecer informações para o planejamento das atividades socioeconômicas das regiões, como as agrícolas, as da construção civil e as ações da defesa civil, entre outras. Em julho deste ano, com a diminuição das chuvas no Pará, a Sema iniciou a manutenção das PCDs, pelo sudeste do Estado, nos municípios de Tailândia e Marabá, por causa da necessidade de informações climáticas precisas nessa região, devido ao período de altas temperaturas, em que os incêndios florestais são mais frequentes.
A manutenção da rede de estações meteorológicas da Sema está sendo feita por técnicos em gestão ambiental, especializados em meteorologia e oceanografia, com experiências em atividades de campo, principalmente em atuações de monitoramento. Os técnicos também estiveram nos municípios de Canaã dos Carajás e Redenção, até meados de agosto. A próxima estação meteorológica a receber manutenção será no município de Jacareacanga, depois em Porto Trombetas, em Oriximiná, e em Altamira, na região Xingu.
Ascom Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário