Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 08, 2011

Sespa treina técnicos de Belém a usar novo Sistema de Regulação

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou, nesta segunda-feira, 8, no Laboratório de Informática da Fundação Santa Casa de Misericórdia, o treinamento dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) no uso do Sistema de Regulação (Sisreg), disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
O Sisreg é um sistema on-line criado para gerenciar todo o complexo regulatório que vai desde a rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização de recursos. Ele assegura maior transparência no processo de regulação de consultas especializadas, exames e leitos hospitalares. O treinamento prático é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS), por meio da Coordenação de Regulação, e se estenderá até esta quarta-feira, 10, na Santa Casa.
Segundo a diretora do DDASS, Círia Pimentel, Belém era o único município paraense que precisava ser treinado para trabalhar com o Sisreg. “Em Belo Horizonte, o sistema já regula os serviços oferecidos por mil unidades de saúde, todos os demais já passaram por treinamento e o estão adotando gradativamente”, informou.
Conforme Círia, depois de implantado em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) deve fazer com que os municípios que pactuam com a capital utilizem o sistema, que assegura um melhor controle de encaminhamento de pacientes. Ela ressaltou que há recursos financeiros específicos e que vai cobrar da Sesma a implantação dos equipamentos para o funcionamento do Sisreg nas unidades de Saúde.
De acordo com a diretora do DDASS, uma prova do bom funcionamento do sistema é que a Sespa tem conseguido, por exemplo, encaminhar pacientes para outros municípios além de Belém, porque tem a visão geral de onde há leitos disponíveis. Círia também acrescentou que 90 municípios já estão fazendo agendamento de pacientes diretamente com os seis Hospitais Regionais, incluindo o Metropolitano, e que Marituba, por exemplo, já usa o Sisreg com os 33 municípios com os quais mantém pactuação.
Segundo o coordenador de Regulação e ministrante do treinamento, José Spinelli, a parte mais trabalhosa do Sistema é a configuração, ou seja, a etapa inicial em que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, precisam alimentá-lo com as informações de todos os prestadores de serviços de saúde. “O manuseio é muito simples e cada técnico tem uma senha, por isso é muito mais difícil burlar o Sistema e o paciente não precisa levar papel nenhum para ser atendido”.   
Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...