A Polícia Civil divulgou um balanço parcial, às 18h desta quarta-feira (10), das ações realizadas durante a operação “Eirene” nos bairros da Sacramenta, Telégrafo e Barreiro, em Belém. Segundo os policiais, três pessoas foram presas – duas em flagrante por tráfico de drogas, e outra era foragida da Justiça. Dois adolescentes foram apreendidos sob acusação de roubo e tráfico de drogas.
Também foram apreendidas dezenas de produtos, como roupas, televisões, DVDs, monitores, além de quase 2 mil mídias piratas e 20 máquinas caça-níqueis. Durante a operação, um telefonema ao 181 (Disque-Denúncia) levou policiais civis e militares até uma casa na vila Maranhão, Passagem Mirandinha, bairro da Sacramenta, em busca de armas.
Após revista no imóvel, os policiais encontraram cerca de 30 carteiras de trabalho, documentos de identidade, formulários do INSS e dois cartuchos de calibre 38. O dono da casa não foi encontrado. A polícia suspeita que o material seria usado em prática de estelionato.
Delegacia móvel - Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam ainda um pássaro, que apresentava sinais de maus-tratos. As apreensões e prisões foram realizadas na área da feira do Barreiro. Todos foram conduzidos pelos policiais para a Praça do Jaú, na Avenida Senador Lemos, onde foi montado o posto de comando da operação, que conta com uma Delegacia Móvel para procedimentos no local e uma central do Disque-Denúncia.
Os objetos foram encaminhados para a DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais), onde serão averiguadas as procedências. “Caso as notas fiscais sejam apresentadas, os produtos serão entregues aos proprietários”, explicou a delegada Rosamalena Abreu, da DIOE.
De acordo com o coronel Daniel Mendes, comandante de Policiamento da Capital, a Operação Eirene está voltada ao combate de roubo, tráfico de drogas, homicídio e lesão corporal. Devido a sua abrangência, disse ele, é considerada a maior ação policial realizado pelo governo do Estado em 2011. Mais de 500 agentes das Polícias Civil e Militar, técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, do Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Estratégico Integrado, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon), Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e Guarda Municipal de Belém foram mobilizados desde as 09h desta quarta-feira.
Os policiais realizaram, simultaneamente, barreiras de fiscalização nas ruas, abordagens e averiguações de suspeitos, a fim de prevenir a criminalidade. A partir das 20h, os agentes realizarão a Operação Hypnos, para fazer novas abordagens nos bairros, em estabelecimentos comerciais e logradouros.
Walrimar Santos - Polícia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário