Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 04, 2011

JURUNENSES, BELENENSES DE BEM...ACORDEM!


APINAGÉS SIM!
JERÔNIMO RODRIGUES,
NECA NECA!

Travessa Apinagés - como há mais de século era chamada aquela artéria do bairro do Jurunas, em Belém do Pará - virou Travessa Jerônimo Rodrigues, que é o nome, vejam só, do fundador do grupo supermercadista Líder.
E sabem de quem foi a indecente iniciativa? Do quase ex-vereador Gervásio Morgado, claro. Quem mais haveria de jogar no lixo a nossa memória histórico-cultural, a fim de bajular alguém cuja família lhe interessa agradar? Ah, mas também não devemos esquecer que, para tal aberração ser aprovada, houve o consórcio de outros vereadores que mostraram o quanto desprezam os bravos antepassados parauaras. A maioria votou a favor, e o prefeito CO2 sancionou. Confirmam assim que merece ser enxotados todos da vida pública ano que vem, através das urnas.
Extirparam a homenagem que a capital do Estado prestava aos diversos grupos indígenas que foram a base étnica - misturada depois com europeus, africanos, asiáticos - formadora da nossa população. Além de descaracterizar o nome de um dos bairros nobres de Belém: O Jurunas.
A nação jurunense é um dos poucos bairros de Belém que têm uma identidade tão própria, forjada no nascer-morar-viver-morrer no meio dos Munduruku, Pariki, Apinayé, Karipuna, Tamoyo, Timbira, Tupinambá...
Usurparam o direito cidadão de consulta sobre mudança tão despropositada, espoliaram a identidade indígena de quem nasceu e se criou no local.
Admiro-me da família do homenageado em aceitar essa vergonhosa permuta. Daria grande demonstração de dignidade e paraensismo se recusasse a troca e exigisse o retorno da antiga denominação.
Quem quiser ficar calado e se omitir, que não reclame depois, o mesmo alerta serve para a tal pretensão de dividir o Estado do Pará em três. Eu jamais desistirei de denunciar esse comportamento vergonhoso dos que têm obrigação de respeitar e preservar a nossa História. Além desta e de todas as tribunas que me forem acessíveis, irei às ruas, ano que vem alertar para o perigo que esses indivíduos representam com mandato.
Vendilhões da Democracia, execradores da História, estelionatários eleitorais. Que esses grandessíssimos CANALHAS sumam da vida pública!
Comunicador: Antônio Fernando
NOTA DO CORREIO JURUNENSE:
Se existe uma Rua que deve mudar de nome no Jurunas, é a Honório José dos Santos. E a homenagem mais justa é que se passe para o nome de Raimundo Manito, fundador da 1ª Escola de Samba do Pará e a 4ª do Brasil, o Rancho Beneficente Não Posso Me Amofiná.
E AÍ VEREADORES, VÃO OU
NÃO VOLTAR ATRÁS
DE SUAS DECISÕES E CORRIGIR A
BURRICE QUE FIZERAM?

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...