Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 24, 2011

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS: AÇÕES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PARA MANTER A SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO


Polícia Civil apreende
50 mil mídias piratas
em depósito no
comércio de Belém


Investigações resultaram nesta quarta-feira, 24, no fechamento de um depósito usado para guardar mídias "piratas" e equipamentos usados na reprodução de DVDs. Situado na ra Sete de Setembro, esquina da rua João Alfredo, no Centro Comercial de Belém, o imóvel foi alvo de uma operação desencadeada nesta madrugada por policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe).
Ao todo, estima-se que em torno de 50 mil mídias tenham sido apreendidas no local. Quatro gravadoras também foram encontradas. A pessoa responsável pelo fornecimento dos produtos não foi encontrada. Todo material foi levado à sede da Dioe, na rua Avertano Rocha, bairro da Cidade Velha. De acordo com a delegada Rosamalena Abreu, denúncias levaram a equipe da Delegacia do Consumidor (Decon), unidade vinculada à Dioe, a investigar a existência de um depósito usado para armazenar material "pirata" para abastecer pontos do comércio informal situados na Rua João Alfredo.
Diante disso, um levantamento prévio foi feito na área onde fica o imóvel para constatar a veracidade das denúncias. Após confirmação, a equipe policial da Decon, com apoio de policiais da Polinter, outra unidade policial da Dioe, foram por volta de 4h ao depósito para fazer a abordagem. No local, dezenas de caixas de papelão e isopores guardavam as mídias. Algumas eram virgens e a maioria já estava gravada, inclusive com o mais recente lançamento do cinema nacional, o filme "Assalto ao Banco Central".
A delegada explica que, na chegada dos policiais ao depósito, um vigia que estava no local fugiu, mas já foi identificado. Todo material apreendido passará por conferência e depois será encaminhado para perícia para ficar apreendido à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelos produtos. Todos serão indiciados por crimes contra a ordem econômica e violação de Direito Autoral.
Walrimar Santos - Ascom Polícia Civil
SESSÃO ESPECIAL
SOBRE SEGURANÇA
PÚBLICA NA CMB
Está confirmada para a próxima quinta-feira(25) a aguardada sessão que pretende debater os números da Segurança Pública voltados aos índices de criminalidade. Já confirmaram presença o titular da SEGUP, delegado Luis Fernandes Rocha, o delegado geral Nilton Atayde e o comandante geral da PM, cel. Mário Solano, além dos representantes dos diversos sindicatos que representam os agentes do segmento. A proposição foi do vereador e delegado Pio Netto.
  A Sessão vai começar as 9:00 horas e deve contar com exposição do secretário de Segurança, seguido de manifestação dos representantes classistas e avaliação dos vereadores.             
Acão da Polícia Militar
em Redenção
recupera foragido
Policiais Militares do Grupo Tático Operacional conseguiram recuperar um foragido do Sistema Penal. O apenado estava em um bar onde os policiais faziam revista para identificar possíveis foragidos, armas e drogas. Dentre os presentes, os PMs perceberam a atitude suspeita de um homem que, convidado à revista, mentiu, identificando-se com o nome do irmão, mesmo sem estar com nenhum documento de identificação.
Nervoso, o homem aumentou a suspeita dos militares, que investigaram sua verdadeira identidade e comprovaram sua condição de foragido do Centro de Recuperação Regional de Redenção, de onde havia saído para gozar do indulto do “Dia dos Pais”. Desde então, não retornara mais àquela casa penal. O foragido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos legais.
Leno Carmo – Polícia Militar
Serviço de retrato-falado
da Polícia Civil ganha
nova estrutura
O Serviço de Perícia Iconográfica e de Retrato-Falado da Polícia Civil do Pará passou a funcionar, desde terça-feira (23), no prédio da Divisão de Homicídios, na avenida Magalhães Barata com a travessa Castelo Branco, bairro de São Braz, em Belém. O serviço funcionava desde 2004 na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), no bairro da Pedreira.
Agora, a unidade vinculada à Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (Didem) conta com duas salas próprias, uma delas para procedimentos de confecção de reproduções simuladas de face, mais conhecidos como retratos-falados, que auxiliam as delegacias, divisões e seccionais nos inquéritos instaurados para investigar crimes. A outra, situada nos altos da unidade policial, será reservada à equipe de papiloscopistas.
Segundo o diretor de Identificação da Polícia Civil, papiloscopista policial Ricardo Paula, o serviço retorna ao prédio onde funcionou durante décadas. Na atual sede da Divisão de Homicídios funcionou o antigo Instituto de Identificação do Pará. Ele explica o serviço atua em apoio às investigações criminais instauradas não só na Divisão de Homicídios como em todas as unidades da Polícia Civil na região metropolitana de Belém.
Ao estar agora em novas estruturas, mais confortáveis, na mesma área onde atuam peritos criminais do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, o serviço representa um reforço a mais nas investigações, principalmente, de homicídios. Sob coordenação do papiloscopista Raimundo Farias, o serviço é composto de sete servidores.
Inaugurada em 9 de maio deste ano, a Divisão de Homicídios é especializada em atuar na prevenção e investigação de homicídios de autoria desconhecida ou de natureza complexa, como mortes por questões políticas e agrárias. No mesmo prédio, atuam peritos criminais junto com as equipes de plantão da Polícia Civil.
Rapidez – Graças à tecnologia Photofit, atualmente, a confecção de um retrato-falado dura cerca de uma hora e meia. Antigamente, quando era feita manualmente, a montagem durava em torno de quatro horas. Para a confecção das reproduções simuladas de face, a equipe do Serviço de Perícia Iconográfica e Retrato-Falado conta com tecnologia, que possibilita dar ao retrato-falado semelhança cada vez maior à face humana.
Após sondagem junto à pessoa que vai prestar as informações sobre os detalhes faciais de um suspeito, o retrato-falado passa a ser confeccionado com uso de peças disponíveis no Photofit, tecnologia usada para armazenar dados de partes de imagens para montagem de traços e características faciais de pessoas, como cicatrizes, sinais e formato dos rostos.
A partir da montagem das partes, o perito monta a imagem final. Atualmente, em média, quatro a cinco retratos-falados são confeccionados por dia. Em quase 85% dos casos, as reproduções simuladas são decisivas para esclarecer um crime.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Pró-Paz no combate ao
turismo sexual
Representantes do Pró-Paz participam, segunda-feira (29) do lançamento da campanha “Portas fechadas para o turismo sexual”, que tem como objetivo combater a exploração sexual. A ação é em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).
A exploração sexual é um problema que afeta centenas de famílias no Brasil. Meninos e meninas são abusados em função de sua condição pessoal, social, familiar e, sobretudo, pela fragilidade de políticas de proteção e promoção de direitos de crianças e adolescentes.
No Pará, em 2005, organizações da sociedade civil e empresariais, sobretudo hotéis vinculados à Abih, lançaram uma campanha de prevenção e enfrentamento a esse problema. A campanha “Exploração sexual – estamos de portas fechadas” prevê uma série de ações.
Nesta segunda, acontece o lançamento da segunda fase da campanha, em coquetel ofertado a empresários e autoridades do Pará no hotel Hilton Belém. Na ocasião serão apresentadas as peças da campanha, materiais promocionais e o esboço do Código de Conduta.
Ascom Pró-Paz
Novas formaturas do
Programa de Resistência
às Drogas e á Violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Pará, forma novas turmas nesta sexta-feira, 26, nos municípios de Santa Izabel do Pará e Bragança. O objetivo do Proerd é aproximar a corporação da comunidade por meio da realização de atividades realizadas junto a crianças e adolescentes em idade escolar, destinadas à prevenção e fortalecimento da autoestima desses jovens, que têm na figura do policial militar uma referência positiva e um colaborador.
Mais de 50 mil crianças já foram formadas pelo programa desde a sua implantação, em 2003. O foco do Proerd é principalmente o combate às drogas e à violência, às quais muitas delas ficam expostas. O coordenador estadual do Proerd, coronel PM Costa Junior, destaca que o programa também é desenvolvido junto ao corpo técnico e administrativo das escolas e às famílias, através do Proerd Pais.
Em Santa Izabel do Pará, a formatura será no Ginásio Poliesportivo Municipal, às 10h. Em Bragança, a solenidade será realizada no Ginásio Dom Eliseu Maria Corolli (Corolão) e iniciará com uma caminhada denominada "Caminhada dos amigos do Proerd", que sairá às 8h, da Praça Armando Bordalo.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...