Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 24, 2011

DICAS DE LEITURAS DE AÇÕES DOS GOVERNOS DO ESTADO E PREFEITURA DE BELÉM, NO DIA DE HOJE 23 DE AGOSTO DE 2011


Sociedade é
convocada a participar
de Diálogo Cultural
A Representação Regional Norte do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, convoca produtores, artistas, parlamentares e demais segmentos sociais a participar do encontro “Diálogo Cultural”, que abordará o  Projeto de Lei nº 6722/2010, o qual institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura)  - Uma nova política cultural para o Brasil. O evento acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30, no Cine Líbero Luxardo, no Centur.
Mulheres discutem
políticas públicas em
Abaetetuba
Cerca de 200 mulheres do município de Abaetetuba deverão participar, nesta quinta-feira (25), do Seminário Regional “Políticas Públicas no Estado do Pará: com todas as mulheres por todos os seus direitos”. O evento integra a Conferência Regional Tocantins, organizada pela Coordenadoria Estadual dos Direitos da Mulher (CPDM), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e pelo Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres. Com início às 8h, o seminário será realizado no Centro de Referência “Maria do Pará”, localizado na Estrada Beja, s/n.
Situado no nordeste paraense, Abaetetuba receberá, durante o evento, representantes dos municípios de Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. O seminário pretende oferecer às mulheres a oportunidade de debater, refletir e definir ações estratégicas, visando a redução das desigualdades sociais e de gênero.
A comissão organizadora do evento voltará a debater o tema do seminário nesta sexta-feira (26), em Paragominas, no sudeste paraense. O encontro será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, e reunirá representantes dos municípios de Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Bujaru, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Ulianópolis.
Ellyson Ramos – Sejudh
Conferência sobre direitos
do idoso é lançada em Belém
Com o tema “O compromisso de todos pelo envelhecimento digno no Brasil”, a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi lançada na tarde desta quarta-feira (24), em Belém, durante a 52ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, que acontece no Gran Solare Connext Hotel. O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Jr. representou o governador Simão Jatene no evento.
A Conferência Nacional será realizada no período de 23 a 25 de novembro deste ano, em Brasília (DF), sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O evento terá quatro eixos temáticos: “Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais”, “Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos”, “Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos idosos”, e “Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar”.
Ascom Sejudh
Governo do Estado
informa sobre resultado
da perícia no caso
dos gêmeos
O governo do Estado do Pará informa que o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves realizou perícia no corpo dos bebês gêmeos filhos da manicure Vanessa do Socorro Santos e que nasceram de parto prematuro na manhã da última terça-feira, 23. Realizada no início da tarde de ontem (23), a análise constatou óbito intrauterino de pelo menos 48 horas antes do nascimento das crianças. Ainda segundo o Centro, o resultado final do laudo deverá sair nesta sexta-feira (26) e será encaminhado à delegacia responsável pelo caso.
O governo do Estado reitera, no entanto, que o laudo não encerra as investigações de responsabilidades no caso da quebra de protocolo no atendimento prestado à gestante na Santa Casa de Misericórdia do Pará, que continuará sendo conduzida por uma equipe designada pela Secretaria de Saúde Pública do Estado, por determinação expressa do governador Simão Jatene.
Jogos Abertos do Pará
começam nesta quinta-feira
Começa amanhã a VI Edição dos Jogos Abertos do Pará, o maior evento esportivo amador do Estado. Nesta quinta-feira, (25), a etapa regional, que contempla as regiões do Baixo Tocantins e Marajó, com cidade-sede em Moju, será palco para o campeonato, com a participação de cerca de quinze municípios na primeira fase. Durante quatro dias, atletas a partir de 15 anos completados este ano irão participar dos jogos, envolvidos em seis modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa e vôlei.
O secretário de esporte e lazer, Marcos Eiró, que estará presente na abertura do evento, falou da importância em realizar essa competição.  “Estamos trazendo de volta a oportunidade que cada região pode mostrar seu investimento no esporte. Queremos resgatar o valor, compromisso com que cada atleta tem pelos Jogos Abertos do Pará, além da alegria desses participantes em representar sua cidade, é união de todas as regiões do Estado”, garantiu. “O principal objetivo dos Jogos é valorizar a identidade local e principalmente integrar o Estado, através do esporte”, explicou a diretora técnica de esporte e lazer, Claudia Moura. Os jogos continuam até Novembro deste ano, quando será realizada a fase estadual, com todos os campeões das regionais, aqui em Belém. Mais de 1500 atletas fizeram a inscrição nas etapas das regiões.
Programação
24/08/2011 – (Quarta-feira)
9h às 16h – Entrega de documentação (fichas originais, relação de atletas) – local: Ginásio Esportivo.
16h Congresso Técnico – Auditório Municipal Lourival Tavares Cristo. (Av. Castelo Branco s/nº).
25/08/2011 – (Quinta-feira)
Até 12h (meio-dia) – chegada das delegações
10h – Reuniões técnicas por modalidades (participação de técnicos e dirigentes).
14h – Início das competições
20h –  Abertura dos jogos  - Local: Ginásio Municipal.
26 e 27/08  – (Sexta-feira)
8h às 22h – competições Esportivas
28/08/2011 – (Domingo)
8h – Jogos finais.
12h – Encerramento do evento.
Bruna Carvalho -  Ascom Seel
Comissão Estadual
de Extrativismo debate
agenda de trabalho
Presidida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e composta por representantes de quilombolas, de extrativistas, de sindicatos, instituições de pesquisas, do poder público, entre outros, a Comissão Estadual de Extrativismo (Comex) realiza a primeira reunião ordinária de 2011, nesta quinta-feira, 30, no Computer Hall, em Belém, entre 8h30 e 14h30.
Além da definição do calendário de reuniões ordinárias 2011, a pauta da Comex ainda traz pontos como a construção da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar; Planos de Desenvolvimento Local para comunidades do Maró, Aruã, na região do Baixo Amazonas, e para Portel, na região do Marajó, além de informes sobre o Centro de Treinamento em manejo Florestal na gleba Curumucuri, sobre o Plano Nacional de Sociobiodiversidade, entre outros.
Exército comemora
Dia do Soldado na Estação
Dentro da programação que comemora o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Exército Brasileiro apresentou nos palcos do Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, um concerto musical com a Banda de Música da 8ª Região Militar. O evento, ocorrido na noite desta terça-feira (23) reuniu além de militares, os cantores Nilson Chaves, Pinduca, Lucinnha Bastos e o Coral da Vale do Rio do Doce, que arrancaram aplausos de todos os convidados do evento. No decorrer da semana, o Exército desenvolveu diversas atividades para comemorar o Dia do Soldado, como plantação de mudas de árvores, palestras e exposições em praças públicas, emissão de documentos, doação de sangue, biblioteca itinerante dentre outras atividades.
Sema debate
Descentralização
das ações
Unidades Regionais da Sema no Estado - Carajás, Baixo Amazonas, Xingu e Rio Capim – regiões que possuem 37 municípios, estão reunidas na sede da Secretaria  de Estado de Meio Ambiente desde a última terça-feira, 23, para discutir os principais eixos para o avanço da descentralização e também fortalecer o sistema municipal de gestão ambiental do ponto de vista da gestão social.
A reunião está sendo conduzida pela Coordenadoria de Gestão Compartilhada e Regionalizada (Coger), da Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplam), e busca dar suporte para os municípios gerenciarem os investimentos de impacto ambiental local, e assim, ter o desenvolvimento sustentável de cada localidade fortalecido.
Sema reestrutura
atendimento ao público
A Sema está inovando no atendimento. Desde a segunda quinzena de agosto, os usuários que chegam ao órgão, além de serem recebidos por equipe treinada, podem agora conferir o novo mapa dos andares, disposto na entrada do prédio, o que facilita o acesso aos setores da secretaria. E, para a identificação e segurança, o órgão estadual dispõe, agora, de crachás de visitantes, diferenciados por cores, de acordo com o andar. O trabalho está sendo desenvolvido pela coordenadoria do Núcleo de Documentação e Arquivo (NDA), responsável pela recepção, protocolo e biblioteca do órgão.
Últimas exibições de
"Gainsbourg – o homem
que amava as mulheres"
Última oportunidade de assistir "Gainsbourg – o homem que amava as mulheres", de Joann Sfar, baseado na graphic novel escrita pelo diretor sobre a vida de Serge Gainsbourg, autor do clássico "Je T'aime Moi Non Plus". Em despedida nesta quinta-feira (25), às 18h e 20h30. No domingo (28), às 10h (matinal), 18h e 20h30, no OI Cine Estação. Ingressos a preços simbólicos: R$ 7,00 (inteira) R$ 3,50 (meia). Realização OS Pará 2000, e Secult. Patrocínio Oi.
Lançamento da III
Conferência Nacional
da Pessoa Idosa
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa vão realizar nesta quarta-feira, 24, o lançamento da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que contará com a participação do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
O objetivo do encontro é ampliar o enfrentamento e o combate à violência contra a pessoa idosa, sensibilizar e fortalecer as ações de políticas públicas para que sejam promovidos avanços na garantia dos direitos da população idosa bem como efetivar o compromisso com o envelhecimento digno em nosso país.
Na ocasião será realizada a 52ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso que vai abordar temas como: Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos. Serão discutidas também, as Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Mostra de Ciência e
Cultura em Capanema
Depois de passar por Marituba, Salvaterra, Santa Bárbara e Castanhal, é a vez do município de Capanema receber a Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura. O evento acontece nos dias 25 e 26 de agosto e será realizado na Faculdade Pan-Americana. Os estudantes de ensino fundamental e médio de Capanema poderão visitar a Mostra, que conta com exposições lúdicas, experimentais e científicas. O objetivo é divulgar ações científico-tecnológicas e atividades culturais que incentivem o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e arte.
A Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura é um evento que antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o Brasil e este ano será realizada no período de 17 a 23 de outubro, com o tema "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". No Pará, a Semana Nacional é comemorada com a realização da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e que em 2011 acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, na Estação das Docas.
CPC Renato Chaves
participa de evento do TCE
Funcionários do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que atuam na regional de Bragança e no núcleo de Castanhal, participarão nesta quinta-feira (25) do encontro de integração do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento será no auditório do IFPA, nos dias 25 e 26.
I Encontro de Rádio
Escola de Ananindeua
O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) promove nesta sexta-feira, 25, o I Encontro de Rádios Escolares: Pororoca Sonora. O objetivo do evento é fomentar a interrelação dos sujeitos escola/comunidade e educador/educando no planejamento e execução de ações educativas, culturais e sociais através das rádios escolares.
A programação também contará com oficinas teórico-práticas de rádio na educação, procurando fornecer subsídios para que as escolas da rede pública de Ananindeua implementem a utilização da linguagem radiofônica nos processos didático-pedagógicos. O encontro também será uma oportunidade para a socialização de experiências com a utilização do meio rádio na educação, listando dificuldades, desafios e êxitos alcançados por escolas que já possuem uma jornada nesta área.
Programação:
16h – Abertura
16h20 – Palestra Rádio Web Seduc
17h – Relato de Experiência Escolas: Izabel Amazonas, Luiz Nunes de Direito, Maria Antonieta Serra Freire.
17h30 – NTE Ananin:
Apresentação da Proposta do Pororoca Sonora;
Apresentação da Rádio Web
18h – Encerramento
Oficinas:
Dias 30,31 de 08 e 1 a 09 de 2011
Horário: Turma A – 09 às 12h / Turma B – 15h às 18h
Audiovisual da
Fundação Tancredo
Neves disponibiliza
DVDs para pesquisas
O setor Audiovisual da Biblioteca Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, conta com cerca de 620 DVDs. O acervo inclui filmes, documentários, aulas, palestras e cursos. O serviço é gratuito. Entre as preciosidades que se pode encontrar, destaque para a série Catalendas, produzida pela Funtelpa. O departamento oferece cabines com espaço para seis pessoas assistirem confortavelmente os vídeos escolhidos.
Fundação Tancredo
Neves é referência
na área de Braille
A seção Braille da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) abriga um importante centro voltado à comunidade de deficientes visuais paraenses. O espaço é um dos únicos na região comprometido com a inclusão desses portadores de necessidades especiais, especialmente com a função de democratizar o acesso à informação. Localizada no subsolo do Centur, a seção conta com 1.000 títulos impressos em braille e 5.000 livros digitais.
Pró-Paz Cidadania
em Marabá
O Pró-Paz Cidadania chega a Marabá neste domingo (28) e permanece na cidade durante cinco dias. O promove a acessibilidade da população mais carente a serviços que constituem a atenção às necessidades básicas do cidadão, fazendo ações de mobilização nos bairros para o resgate da cidadania. Entre elas estão a emissão de documentos como carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade e certidão de nascimento.
Uma das metas do projeto é reduzir o subregistro. Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Marabá, a população de 0 a 10 anos é de 53.839; desse total, 3.153 não têm certidão de nascimento, o que significa que 6% das crianças dessa faixa etária que moram no município não são registradas. Segundo o gerente de área do Pró-Paz, Jorge Bittencourt, é importante registrar essas crianças para que elas tenham seus direitos garantidos.
O programa tem oito unidades móveis, das quais seis ônibus e dois contêineres, equipadas com aparelhos de alta tecnologia, oferecendo consultas médicas em várias especialidades, exames de diagnóstico na área da saúde, teste de hepatite, Aids, controle de tuberculose e hanseníase.
Ascom Pró-Paz
Projeto Tijolo Verde
realiza última oficina
em São Miguel do Guamá
Será realizada nesta quinta-feira (25) a última oficina de diagnóstico do Projeto Tijolo Verde, no município de São Miguel do Guamá. A oficina ocorrerá no Polo Comunitário de Apuí, a 9 km da sede do município. Em seguida, haverá mais uma reunião no Polo Comunitário KM-09, na zona rural de Irituia. O Fórum de Entidades e Instituições validará os diagnósticos produtivos e ambientais das oficinas.
O projeto envolve um conjunto de ações, mas a base é a implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) para o cultivo de espécies florestais nativas, com finalidade energética e visando a fruticultura e a lavoura branca para alimentação das comunidades. O projeto envolve a parceria entre Ideflor, Programa Pará Rural, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Oriental), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Sindicato Oleiro de São Miguel de Guamá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.
Procon do Pará
comemora 23 anos
nesta quinta-feira (25)
A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), fez nesta quarta-feira (24), em parceria com outros órgãos, atividades de atendimento e orientação em comemoração ao seu 23° aniversário, que se celebra quinta-feira (25). Na ação, o Procon Móvel fez atendimentos no complexo do Ver-o-Peso, na rua Padre Champagnat, próximo a praça Dom Pedro II. Segundo o chefe de Atendimento, Rafael Braga, o Procon móvel é importante para levar esclarecimento à população que não pode se dirigir aos três postos de atendimento em Belém. Na ação os fiscais receberam denuncias de consumidores e fiscalizaram estabelecimentos.
Ascom Sejudh
Pró-Paz Cidadania
leva serviços a Marabá
O programa do governo do Estado que leva vários serviços à população vai beneficiar os moradores do município de Marabá. A ação do Pró-Paz Cidadania começa domingo (28) e permanece na cidade até 1º de setembro. Durante cinco dias, a população vai ter a oportunidade de tirar documentos, como RG, CPF, carteira de trabalho e certidão de nascimento, e receber atendimento médico e odontológico e assistência jurídica. A ação vai acontecer no ginásio Renato Veloso, na Nova Marabá, das 8 às 16 horas.
Ascom Pró-Paz



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...