O condutor habilitado na categoria B – que permite a condução de carro de passeio – poderá dirigir, também, veículos classificados como motor-casa (motor-home), cujo peso seja inferior a seis mil quilogramas ou que tenha lotação máxima de oito lugares, além do motorista. Esse tipo de transporte funciona como uma espécie de casa sobre rodas, já que se trata de um um trailer montado sobre um chassis motorizado. Pela definição do anexo I do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), motor-casa é o veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.
Na última sexta-feira, 29, a Lei 12. 452 – que ampliou a abrangência da categoria B e com isso modifica o que diz o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro – foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), depois de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Com isso, já houve nove alterações no atual CTB desde que foi promulgado, em 1997.
Outra mudança feita pela nova lei é a inclusão dos trailers na categoria E, que se refere à condução de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha seis toneladas ou mais ou lotação máxima maior do que oito lugares.
Rose Barbosa - Ascom/Detran
Cláudio Ribeiro passa a comandar a Seduc
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem novo dirigente. Trata-se de Cláudio Cavalcanti Ribeiro, que tomou posse ontem, 2, durante cerimônia ocorrida no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ex-secretário adjunto de ensino da Seduc, ele passa a ocupar o lugar deixado por Nilson Pinto, que agora responderá pela Secretaria Especial de Promoção Social.
Paulista por nascimento, mas já radicado em Belém, Claudio Cavalcanti Ribeiro, de 56 anos, se formou em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1978. É especialista em Tecnologia de Alimentos pela UFPA e também mestre em Engenharia de Alimentos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 1990.
Questionado sobre o que se pode esperar de sua administração, o novo secretário garantiu que dará sequência ao trabalho que já vem sendo desenvolvido na Seduc. "A Secretaria está no rumo certo. Estamos nos estruturando para os próximos anos e preparando uma série de projetos, a exemplo do PAR, espécie de Plano Plurianual da educação, que somado a outros projetos importantes ajuda a criar um eixo gerencial para que possamos sair do patamar atual. No primeiro semestre traçamos um diagnóstico das principais demandas da educação no estado, agora vamos batalhar para dar solução a esses problemas”, concluiu o secretário.
Experiência - Claudio Cavalcanti é professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, lotado na Faculdade de Engenharia de Alimentos do Instituto de Tecnologia. Na UFPA, foi orientador acadêmico do curso de Engenharia Química, vice-coordenador dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, coordenador do Curso de especialização em Tecnologia de Alimentos, chefe do Departamento de Engenharia Química e assessor da vice-reitoria.
No âmbito de pesquisa e pós-graduação, foi orientador de Bolsas de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso na graduação e na pós-graduação (especialização), estágios supervisionados, co-orientador de mestrados e coordenador de projetos de pesquisas financiados por agências nacionais e internacionais. Produziu mais de 100 trabalhos acadêmicos. Foi revisor técnico-científico do Comitê de Publicações do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental (CPATU-Embrapa), membro da Comissão Julgadora do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica Região Norte e também da edição nacional.
No âmbito da administração estadual, foi coordenador de Apoio e Fomento aos Setores Produtivos da Diretoria de Ciência e Tecnologia na extinta Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), de março de 1995 a julho de 2007, e exerceu o cargo de secretário-adjunto do órgão de maio de 1999 até abril de 2005. Foi, ainda, coordenador do Fórum de Secretários para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Região Norte.
Em 2005 assumiu o cargo de diretor-superintendente da Organização Social Escola de Trabalho e Produção do Pará (ETPPs), responsável pela gestão da educação profissional no Estado, onde permaneceu até dezembro de 2006. Em janeiro de 2007 assumiu a Diretoria de Operações I do Sebrae/PA, alterada em 2 de julho do mesmo ano, para Diretoria Técnica, com mandato até janeiro de 2009. Em março do mesmo ano, se tornou assessor e secretário de governo da Prefeitura Municipal de Ananindeua, cargos que exerceu até dezembro de 2011.
Sérgio Chene - Ascom/Seduc
Alunos de Tecnologia Agroindustrial e Educação Física colam grau
Alunos dos Cursos de Tecnologia Agroindustrial e Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) colam grau nesta quarta-feira (3), às 18h e 20h, respectivamente, no auditório da Computer Hall, no bairro do Umarizal. No total, serão 52 novos profissionais, sendo 31 do Curso de Educação Física, e o restante de Tecnologia Agroindustrial. A solenidade de Outorga de Grau contará com a presença dos coordenadores de Curso, Márcio Franck Figueiredo e Lana Peres, familiares e amigos dos concluintes.
Uepa abre inscrições para Prêmio de Fotografia
A comunidade acadêmica e científica da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está convidada a participar do I Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia. As inscrições estão abertas até às 18h (horário de Brasília) do dia 12 de agosto e devem ser feitas, exclusivamente, pelo endereço www.premiofotografia.cnpq.br.
Além da premiação em dinheiro, o primeiro colocado de cada categoria terá direito a passagem aérea e hospedagem para expor suas fotografias e receber a premiação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2011, que acontece de 17 a 23 de outubro.
Coordenador do campus da Uepa de Altamira é homenageado
A Câmara Municipal de Altamira (CMA) concedeu, na última segunda-feira, dia 1º de agosto, comenda de honra ao prof. Gileno Lameira de Melo, coordenador do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) do município. Na ocasião, o educador, além de agradecer o apoio de todos os setores da instituição, ressaltou o orgulho sentido pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição desde 2004 e disse ainda que o reconhecimento se estendia ainda à própria universidade.
Câmara de Vereadores de Igarapé-Açu concede honraria ao Pará Rural
A Câmara Municipal de Igarapé-Açu, no nordeste do Estado, concede nesta quarta-feira, 3, o Título de Honra ao Mérito ao Programa Pará Rural. A honraria foi indicação do vereador Francisco Xavier Ferreira Paiva. O gerente executivo do Pará Rural, Antônio Carlos Paula Neves da Rocha, receberá o título na sessão solene que ocorrerá a partir das 9h. O Pará Rural é um Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Pará, co-financiado pelo Governo do Estado do Pará e Banco Mundial (Bird), tendo como área de abrangência geográfica o ambiente rural do Estado.
Emater em Abaetetuba aposta na piscicultura para geração de renda
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) em Abaetetuba, no próximo dia 4, continua a promoção de cursos de piscicultura familiar no município. Desta vez a atividade acontecerá na comunidade Vasco, onde haverá a seleção de agricultores aptos ao financiamento de piscicultura através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A busca pela organização da produção de peixe e do abastecimento do mercado local, com o apoio da Emater em oferecer a capacitação dos futuros produtores, a empresa busca a geração de renda ao pequeno produtor, através da piscicultura.
IAP promove jornadas de Gestão Cultural e Profissionalização
O Ministério da Cultura e o Grupo de Teatro Armatrux trazem a Belém as "Jornadas de Gestão Cultural e Profissionalização” que serão realizadas do dia 23 a 27 de agosto com o apoio cultural do Instituto de Artes do Pará e parceria da Rede Energia - Celpa. As jornadas de Gestão Cultural são direcionadas para profissionais da área de Arte e Cultura que pretendem aperfeiçoar seus conhecimentos. O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) forma gestores culturais, arte-educadores e profissionais interessados de outras áreas desde de 2003, trabalhando por meio de três linhas de ação: formação, informação e pesquisa.
O curso contará com o professor José Junior, escritor, músico, comunicador; Pós-Graduado em Novas Tecnologias em Comunicação (UNI-BH); Supervisor de projetos e pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural; Coordenador do programa de formação de gestores “Pensar e Agir com a Cultura” e diretor não-remunerado de projetos e apoio ao trabalhador associado do Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversões de Minas Gerais. Virá também a professora Priscila D'Agostini, atriz, comunicadora; Pós-Graduada em Arte-Educação (PUC Minas) e em Gestão Cultural (UNA), criadora e integrante do agrupamento de artistas “O Coletivo”; recebeu o prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro com os espetáculos “Máquina de Pinball”, “Parcours” e “Um Céu de Estrelas”; Coordenadora de produção do Observatório da Diversidade Cultural; Professora substituta do Cefet MG. A inscrição do curso é gratuita e pode ser feita através do telefone (91) 4006-2920.
Emater em Abaetetuba fomenta a piscicultura
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pa) no município de Abaetetuba prepara para o dia 10 de agosto um curso de fabricação de ração caseira para piscicultores familiares. O objetivo é atender 40 famílias de produtores em subsistência alimentar, que realizam o cultivo de peixes no sistema extensivo. O curso será realizado na comunidade Murutinga, a partir das 8 horas e atenderá produtores do grupo de piscicultura da localidade.
A iniciativa partiu do Engenheiro Agrônomo Flávio Ikeda, extensionista rural da empresa, a pedido da própria comunidade rural. “Eles possuíam a demanda e agora estão sendo atendidos por nós, técnicos da Emater de Abaetetuba”, ressaltou. Espera-se conseguir a utilização da ração alternativa a partir do terceiro mês de cultivo, onde se utiliza somente ração em pó. E em sistemas extensivos de cultivo até o oitavo mês espera-se utilizar a ração alternativa.
Os ingredientes que constituem a ração alternativa são raspas de mandioca e macaxeira, folhas de mandioca (secas na sombra), milho, frutas de época (jambo, caju,ameixa, castanha do pará, muruci, buriti e açaí), farelos de trigo, coco verde, farelos de arroz, entre outros. Para Farache é fundamental alguns cuidados especiais com produtos utilizados para que esses não percam a composição nutricional.
A comunidade de Murutinga é também acompanhada pelo Técnico em Pesca, Leonardo Rodrigues, já que são desenvolvidas atividade de piscicultura. Atendendo também os produtores das comunidades vizinhas como Curuperê-Miri, Comunidade Vasco e Colônia velha. No grupo a ser beneficiado em Murutinga estão os agricultores familiares: Pedro da Costa Albuquerque (4 membros da família), Sebastião Alves Gomes(5 membros da família), Francisco Evaldo C. Magalhães( 5 membros da família), Elias das Passos (4 membros da família), Raimundo Nonato (5 membros da família) e Leonel dos Santos (5 membros da família): totalizando 6 produtores diretos e 25 indiretos. No mesmo dia será realizada uma demonstração técnica sobre a biometria- técnica de medição e pesagem dos peixes como metodologia de acompanhamento do crescimento zootécnico dos animais.
As inscrições para participar do curso ainda podem ser feitas no escritório local da Emater do município de Abaetetuba. Informações pelo telefone 3751-2338.
Comunidade de Icoaraci vai
eleger novos membros da COFIS Taboquinha
Uma nova assembléia está marcada para este sábado, 6 de agosto, destinada a eleger os novos membros da Comissão de Fiscalização das obras da Comunidade Taboquinha, em Icoaraci, empreendimento que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) já designou uma comissão composta de nove servidores para dar suporte técnico à realização do pleito. Durante a última assembléia, realizada no mês de junho, a eleição deixou de ocorrer após a intervenção de três moradores que solicitaram a revisão dos critérios de votação.
Desta vez, a assembléia ocorrerá em um local mais próximio do canteiro de obras, outra solicitação manifestada pela comunidade. A sede da Associação Carnavalesca Mocidade Olariense abrirá suas portas a partir das 14h30, para dar início ao credenciamento dos eleitores. A escolha dos novos membros da COFIS atende um pleito solicitado à Cohab por meio de um abaixo-assinado da própria comunidade. A comissão de servidores da Cohab está contando com a própria comunidade do Taboquinha no trabalho de mobilização da população para a assembleia, por meio de convites e convocação através de rádio comunitária.
A COFIS tem como missão fiscalizar o andamento e execução das diversas etapas do projeto.
Pró-Paz Cidadania chega ao município de Altamira
O Pró-Paz, programa de proteção social do Governo do Estado, chegou nesta quarta-feira, 3, ao município de Altamira. A cidade sediará, por quatro dias, o Projeto Pró-Paz Cidadania, que tem como objetivo levar um mix de serviços de cidadania à população mais carente. A programação faz parte do mutirão “Cidadania Xingu”, coordenado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Altamira. A ação, de caráter integrada entre diversos organismos, contempla as áreas de cultura, saúde, educação, justiça e assistência social. Entre os serviços que serão oferecidos estão, emissão de documentos e fotos 3x4, atendimento médico, odontológico e jurídico, além corter de cabelo, palestras e oficinas. A expectativa da organização é de que cerca de 15 mil pessoas sejam atendidas.
O Pró-Paz Integrado atenderá nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, das 8h às 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio Polivalente, localizada na Avenida Tancredo Neves, 2152 bairro Premem. O Pró-Paz Cidadania terá como parceiros na programação, entre outros, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCTN), que levará para Altamira as atividades da Biblioteca Itinerante; a Ação Social Integrada ao Palácio do Governo (Asipag), que atuará em conjunto com a Sespa em exames oftalmológicos para fornecimento de óculos; a Polícia Militar, que ministrará palestras sobre segurança escolar e polícia comunitária.
Reforçam a ação o Iterpa, que prestará atendimento sobre regularização fundiária; a Polícia Civil, que fará a emissão de carteiras de identidade e, através da DATA, abordará em palestra a importância da participação dos pais e professores na prevenção de crimes sexuais contra crianças e adolescente; a Sespa, que colocará à disposição do público exames, consultas e orientações em saúde; o Corpo de Bombeiros, que atuará no repasse de instruções sobre prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros; e a Fundação Curro Velho, que ministrará Oficinas de arte-ofício
Nenhum comentário:
Postar um comentário