O primeiro leilão de veículos deste ano realizado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) em Belém levou um grande número de interessados ao Centur. Todos os 750 lugares do auditório Ismael Nery foram ocupados pelos interessados no certame e ainda teve muita gente que ficou em pé ou pelos corredores. Em pouco menos de uma hora, cerca de 50 veículos já haviam sido arrematados. No total, o Detran ofertou 215 motocicletas, 147 carros e dois ônibus que foram removidos em fiscalizações do órgão nas vias da capital. Também foram leiloados 48 motocicletas oriundas de fiscalizações ocorridas no município de Breves.
De acordo com o presidente da Comissão Permanente do leilão, Diego Lima, a movimentação no entorno do Centur começou bem antes do horário previsto para o início das atividades, às 9h. A procura foi tanta que, as pessoas que deixaram para chegar mais próximo do horário inicial do certame tiveram bastante dificuldades para estacionar. Teve gente que só conseguiu uma vaga três quarteirões antes da Gentil Bittencourt, como foi o caso do autônomo João Elias Barroso, que chegou no Centur 15 minutos antes da abertura dos trabalhos. “Eu sempre participo de leilão do Detran, mas esse de hoje acho que está sendo o mais disputado de todos que eu já vi”.
Itinerante – Pelo menos 85% dos participantes do leilão são homens. Muitos trabalham como donos de sucatarias. Muitos viajaram de outros Estados para Belém com a finalidade de arrematar os bens leiloados pelo Departamento.
O empresário Omar Costa é um exemplo. Ele veio de Goiás especificamente para participar do leilão e disse que nunca deixou de comparecer a um certame organizado pelo órgão de trânsito. “Desde que o Detran do Pará ficava localizado na Ceasa eu acompanho os leilões que ele organiza. Para mim é uma oportunidade de negócios”, disse. Ele explica que trabalha com a revenda de veículos e que se interessa em especial por aqueles em estado recuperável. Omar considerou o leilão bastante organizado.
Somente na próxima semana o Detran vai apresentar um balanço fechado de quantos veículos foram arrematados. O órgão lembra que os motores dos veículos arrematados como sucatas não poderão ser comercializados, ou seja, não poderão ser registrados junto ao órgão em outros veículos. São destinados apenas para desmonte e reaproveitamento comercial de suas peças e partes metálicas.
O próximo local de arremate de veículos será no município de Santarém, na quarta-feira, 31. O local do certame será no Sest/Senat, na rodovia Santarém Cuiabá, Km 05, s/n, no bairro da Matinha.
Rose Barbosa - Ascom/Detran


Nenhum comentário:
Postar um comentário