A exposição interativa “Tuberculose tem cura: SUS pra valer” estará aberta, excepcionalmente, neste sábado, 27, das 17h às 22h, na Fundação Curro Velho, no mesmo horário de realização da Feira da Beira. A mostra é promovida pelo Projeto Fundo Global em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. No Pará, o evento está sendo organizado pelo Comitê Metropolitano de Controle da Tuberculose, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Curro Velho, que cedeu o espaço físico para a montagem da exposição.
A exposição simula um grande Posto de Saúde chamado “SUS pra Valer”, onde os visitantes recebem orientação de monitores sobre fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose. Na entrada do Posto, os visitantes podem escolher entre dois caminhos: o da cura ou o do tratamento, tendo a oportunidade de conhecer as consequências de cada escolha.
Além de disseminar informações sobre a doença, a mostra tem o objetivo de reduzir o preconceito contra os pacientes de tuberculose, ressaltando que é uma enfermidade que tem cura e o tratamento está disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo distribuição de medicamentos específicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dirigentes de escolas que tiverem interesse em agendar visitação com seus alunos podem entrar em contato pelo o telefone (91) 9604-4897, mas algumas escolas já foram mobilizadas pelas Coordenações Municipais de Controle da Tuberculose de Belém e Ananindeua. Durante a exposição, os visitantes também podem deixar suas opiniões, manifestações e assinaturas para selar um compromisso de apoio ao controle da tuberculose, que será enviado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Serviço: Exposição "Tuberculose tem Cura: SUS pra Valer”. De 22 de agosto a 2 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Fundação Curro Velho (Rua Nelson Ribeiro). Entrada franca.
Roberta Vialnova - Ascom/Sespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário