Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 24, 2011

Fundação Tancredo Neves aposta na arte de brincar



Estimular o aprendizado, as relações sociais e proporcionar lazer. Essa é a missão da Brinquedoteca da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O espaço faz parte da Biblioteca Pública Arthur Vianna e funciona desde 25 de março de 1991. A missão do setor é promover o lazer através da cultura lúdica, trazendo sempre novidades para compor seu acervo, que já possui mais de mil brinquedos.
Mas brincar não é coisa só para crianças. Adultos e adolescentes também frequentam a seção e são os maiores fãs dos jogos de tabuleiro, como War e Banco Imobiliário. “Esse tipo de jogo estimula a competição, com regras e reflexões. Por esse motivo, atrai pessoas de diversas faixas etárias”, explica a brinquedista Maiolina Neves.
O trabalho do brinquedista é de fundamental importância na mediação entre brinquedo e usuário. As brinquedistas da Fundação Tancredo Neves buscam na cultura lúdica uma forma de favorecer o desenvolvimento das potencialidades da criança e do jovem, partindo, em primeiro plano, da compreensão dos desejos e da realidade socioeconômica e cultural do público que frequenta o espaço.
"Esses profissionais são responsavéis pelas atividades especiais da Brinquedoteca e pela indicação de jogos, deixando o público à vontade para escolher brincar com o que quiser. O importante é se divertir, relaxar e aprender da melhor maneira”, afirma Maiolina.
Benefícios - Segundo a pedagoda Gecilene Marinho, as crianças precisam do lúdico no processo de aprendizagem. O adolescente e a criança aprendem não só a interagir, mas a associar imagens, personagens e repensar o cotidiano. “Brincar é algo bem sério. É importante que educadores e pais estimulem essas atividades, acompanhando as crianças”, aconselha a pedagoga. Para ela, o jogo é um ato social, no qual só se aprende a brincar compreendendo regras e traçando estratégias.
Durante as brincadeiras iniciadas e mantidas pelas crianças acontece uma espécie de aprendizagem espontânea e cheia de significados, construída de um jeito incerto, mas que possibilita explorações, o descobrimento da afetividade e a livre expressão do ser. “A Brinquedoteca é um lugar onde as crianças exploram toda a sua imaginação”, diz Maiolina.
Acervo - O acervo da Brinquedoteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna é composto por mais de mil brinquedos. No espaço também são encontradas peças regionais, como os brinquedos de miriti, além de muitos livros que integram o cantinho intitulado “Painel Literário”. Nele, o público tem a oportunidade de descobrir curiosidades e saber mais sobre a vida e obra de autores paraenses e nacionais.
Além disso, na Brinquedoteca as crianças podem recontar histórias e inventar brincadeiras do jeito que a imaginação permitir, usando brinquedos de construção, fantasias e diversas expressões corporais. A seção organiza ainda mostras culturais, palestras, cursos, oficinas, performances poéticas, relatos de experiências, seminários e outras atividades relacionadas à ludicidade.
Escolas, ONGs, fundações, centros comunitários, creches e institutos podem agendar previamente uma visita através de ofício encaminhado à Gerência da Biblioteca Pública Arthur Vianna.
Serviço:
A Brinquedoteca funciona no 2º andar do Prédio do Centur, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h as 12h e das 13h às 18h. É aconselhável que crianças com até 4 anos participem das atividades acompanhadas responsáveis.

Hélio Granado - Ascom/FCPTN

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...