A agente comunitária Iara Nascimento Souza, 29 anos, da Unidade de Saúde da Família (USF) do Riacho Doce, foi uma das 100 participantes do ciclo de treinamento para “Formação de agentes multiplicadores para captação de doadores de sangue” voltado para integrantes dos Programas Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).
As atividades foram desenvolvidas nos dias 13, 14 e 27 de julho; e nesta terça-feira, 3. A ação teve o objetivo de formar consciências críticas sobre o processo e voluntariado da doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea, estimulando esses gestos solidários em suas respectivas áreas de atuação para potencializar o atendimento da demanda da rede hospitalar. “Como várias pessoas, tinha dúvidas sobre doação sangue e de medula óssea. Com o treinamento, acabei com diversos mitos. Agora posso repassar esses conhecimentos e incentivar essas ações, além de contribuir com a minha primeira doação de sangue”, ressaltou Iara Souza.
Durante a capacitação eles assistiram palestra sobre “O atendimento a Pacientes na Fundação Hemopa”, “Atuação da Captação de Doadores de Sangue no Hemopa”, “Planejamento das Estratégias de ação para efetivação do Projeto agente da doação junto ao programa saúde da família”, apresentação dos trabalhos e discussão em plenária. Os agentes assistiram, ainda, apresentação de vídeo sobre o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), seguida de discussão sobre o tema. O evento foi encerado com o “Hemotur”, que é uma visita técnica às instalações do hemocentro orientado por assistentes sociais da Gerência de captação de Doadores (Gecad).
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118. Instituições interessadas em firmar parceria com o hemocentro devem entrar em contato com a Gecad, de 2ª a 6ª-feira, de 8h às 17h; e aos sábados de 8h às 16h, através dos fones:32245048 ou 32429100 R- 205.
Nenhum comentário:
Postar um comentário